Exploração de madeira em 141 mil hectares de floresta no AP será licitada até o fim de 2017

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/08/2017
Área da Floresta Estadual do Amapá (Flota) em Serra do Navio foi concedida para atuação de madeireiras. Atividade deve gerar até R$ 900 em royalties por metro cúbico extraído.



Estão em andamento as discussões que vão nortear a publicação do edital que vai abrir, até o fim do ano, a exploração de uma área de 141 mil hectares para extração de madeira por empresas privadas na Floresta Estadual do Amapá (Flota). Dividido em dois lotes, o espaço fica no município de Serra do Navio, a 203 quilômetros de Macapá.

O processo é organizado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) que desde o início do ano realiza estudos técnicos e audiências com as comunidades atingidas para definir os parâmetros de atividades, que devem gerar ao Amapá até R$ 900 em royalties por metro cúbico extraído.

Um levantamento feito pelo IEF mostrou que 309 famílias estão na área da concessão. Elas permanecerão no terreno e serão capacitadas para atuarem no trabalho de exploração e manejo florestal. Os moradores ainda poderão trabalhar com áreas derivadas da atuação madeireira, como construção de móveis e venda de artigos.

A área a ser explorada é rica em madeiras consideradas de alto valor no mercado, como macacaúba, massaranduba e ipê. Vencerá a empresa ou consórcio que apresentar a melhor proposta de preço e beneficiamento. A concessão é de 30 anos, podendo ser renovada por mais uma década.

"Estamos atualmente na reunião do conselho do IEF, onde dependendo dos avanços podemos lançar o edital definitivo já na primeira semana de setembro, dando prazo para as empresas avaliarem e apresentarem seus preços em envelopes", explicou Marcos Tenório, diretor-presidente do IEF.

O lucro do governo do Amapá será gerado pelo que for pago na quantidade explorada mais o arrecadado com o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir da venda local e exportação da madeira. Serra do Navio vai ter aumento de receita com o Imposto Sobre Serviços (ISS).
Exploração da Flota

A proposta de concessão foi uma das alternativas do governo do Amapá para diminuir a dependência econômica do estado da administração pública, que atualmente influencia quase 50% na geração do Produto Interno Bruto (PIB) local.

A licitação dos 141 hectares é a segunda realizada no estado. Na primeira foram cedidos 67 mil hectares para exploração madeireira em uma área localizada nos municípios de Mazagão, Pedra Branca do Amapari e Porto Grande.

A Flota abrange uma área de 2,3 milhões de hectares. Desse total, 1,5 milhão de hectares serão destinados às concessões florestais, informou o IEF.



http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/exploracao-de-madeira-em-141-mil-hectares-de-floresta-no-ap-sera-licitada-ate-o-fim-de-2017.ghtml
UC:Floresta

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Amapá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.