As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Meio Ambiente Rio - http://meioambienterio.com
01/09/2015
Fantastico corredor ecologico no Parque Estadual da Pedra Selada

Criado pelo Decreto Estadual no 43.640, de 15 de junho 2012, com área total aproximada de 8.036 hectares, em parte dos municípios de Resende e Itatiaia.

Primeira e ainda única unidade de conservação de proteção integral estadual presente na Serra da Mantiqueira, forma importante corredor ecológico com o Parque Nacional do Itatiaia e com outras UCs públicas e privadas próximas, protegendo as nascentes de rios contribuintes de algumas das principais bacias hidrográficas da Região Sudeste - Paraná e Paraíba do Sul -, contribuindo para a preservação das cadeias de montanha em que está situado o extraordinário monumento geológico representado pelo grupo de picos que compõem a Pedra Selada.

Tem o objetivo de preservar as populações de animais e plantas nativas e oferecer refúgio para espécies migratórias, raras, vulneráveis, endêmicas e ameaçadas de extinção da fauna e flora nativas como a floresta atlântica, os remanescentes de bosques de araucária e os campos de altitude.

Ao proporcionar oportunidades de visitação dentro de seus limites, recreação, interpretação, educação e pesquisa científica, o parque cumpre seu papel de estímulo ao desenvolvimento do turismo em bases sustentáveis, contribui para o desenvolvimento regional, abrindo oportunidades para pequenos e médios empreendimentos, gerando empregos e renda na atividade turística nas zonas rurais fluminenses.

Endereço (Provisório): Av. Presidente Wenceslau Braz, 200, Vila de Visconde de Mauá - Resende - RJ
Telefone: (24) 3387-2318
Horário de visitação: 8 às 17h

Adote a Conduta Consciente
Informe-se sobre normas e regulamentos dos locais que vai visitar.
Caminhe somente pelas trilhas; atalhos são perigosos e degradam o ambiente.
Deixe cada coisa em seu lugar; não risque pedras ou troncos de árvores.
Respeite a fauna e a flora: observe animais à distância, não os alimente, não cace nem colete espécies.
Não faça fogueiras.
Cuide do lixo que você produz até chegar a um ponto de coleta.
Leve materiais de primeiros socorros.
Informe às autoridades em caso de acidente.

Ao ar livre
Passeios, caminhadas, escaladas e muitas outras atividades ao ar livre podem ser feitas sem perturbar o ambiente natural, por isto são atividades permitidas no interior dos parques.
E sempre bom lembrar que a prática de atividades recreativas e esportivas em áreas naturais oferece riscos, inclusive dentro de parques públicos. Saiba mais.
É bom lembrar também que a caça, a captura de animais e a retirada de plantas são condutas ilegais!

http://meioambienterio.com/2015/09/8510/fantastico-corredor-ecologico-no...