Fogo diminui e consome 2% do parque

Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br/ - 09/08/2017
Equipes de combate conseguiram, na última segunda-feira, extinguir a principal frente do incêndio florestal que atinge o Parque Serra Ricardo Franco, que fica no município de Vila Bela da Santíssima Trindade (520 quilômetros, ao Oeste de Cuiabá). Porém, o fogo progride em direção aos paredões e às fazendas localizadas na região.

Até ontem, aproximadamente 7 mil hectares da área já haviam sido destruídos, o que corresponde a 2% da unidade de conservação. "O combate (ante) ontem foi efetivo, pois realmente a área extinta não teve reignição. Essa extinção protegeu a nascente das cachoeiras do Jatobá e dos Namorados, principais pontos turísticos do parque, além de toda a extensão norte da unidade, evitando que o incêndio impactasse mais de 95% do parque", informou o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Paulo Barroso.

Conforme Barroso, a região dos paredões é bastante íngreme (até 90o). Para debelar totalmente as chamas, ainda ontem, as equipes iniciaram o serviço de monitoramento aéreo e acompanhamento da linha de fogo que desce a serra. "Os BMs ficaram de prontidão juntamente com os fazendeiros preparando uma linha de defesa (aceiros) para enfrentar e extinguir o incêndio florestal por completo".

O combate é feito desde a última sexta-feira (04) por 18 bombeiros militares e civis, que contam com o suporte de duas aeronaves do tipo "air tractor" do Corpo de Bombeiros e o helicóptero do Ciopaer, além de quatro caminhonetes. Até o momento, já foram lançados 60 mil litros de água contra as chamas.

Vale lembrar que o período restritivo ao uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais e segue até o dia 30 de setembro, podendo ser prorrogado em razão das condições climáticas. Para quem desrespeitar a proibição, o crime possui pena de seis meses a quatro anos de prisão, com autuações que podem variar entre R$ 7,5 mil e R$ 1 mil (pastagem e agricultura) por hectare.

Nas áreas urbanas, promover queimada é crime o ano inteiro. As denúncias podem ser feitas na ouvidoria da Sema, pelo 0800 65 3838, no 193 do Corpo de Bombeiros ou diretamente nas secretarias municipais de Meio Ambiente.

O Parque Estadual Serra de Ricardo Franco possui 158 mil hectares, abriga um dos mais ricos ecossistemas do estado, com áreas de transição entre a Amazônia, Cerrado e o Pantanal, concentrando alto grau de diversidade biológica e é um dos maiores e mais ricos potenciais turísticos de Mato Grosso.



http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=506507
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra Ricardo Franco
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.