Gestora faz balanço dos 8 anos de criação da APA Aldeia-Beberibe

PorAqui - https://poraqui.news/ - 17/03/2018
Gestora faz balanço dos 8 anos de criação da APA Aldeia-Beberibe

PorAqui - em Aldeia | Por Cinthia Lima
17 de Março de 2018


Neste 17 de março comemoramos os 8 anos de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, resultado de intensa mobilização social para garantir a proteção dos remanescentes florestais e dos mananciais da região de Aldeia, importante área de recarga hídrica da RMR e um dos principais refúgios de espécies de Mata Atlântica no Nordeste.

Após sua criação, em 2010, a CPRH instituiu o Conselho Gestor da Unidade e iniciou o processo de contratação e elaboração do Plano de Manejo, aprovado em 2013, que estabeleceu as diretrizes para a gestão de seu desafiador território de 31.634 hectares, englobando 8 municípios - Recife, Camaragibe, Paudalho, São Lourenço da Mata, Paulista, Abreu e Lima, Igarassu e Araçoiaba, cujos Planos Diretores já demonstravam interesse na preservação dos recursos naturais daquela região.

Várias atividades previstas no Plano de Manejo da Unidade estão sendo viabilizadas através dos projetos em execução, sob a coordenação da CPRH e do Conselho Gestor, que contribuirão para a gestão e para o cumprimento dos objetivos de conservação dos recursos naturais que justificaram a sua criação. Tais projetos deixarão importantes legados, como a instituição de corredores ecológicos, a implantação de viveiro florestal para produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e a formação de agentes de educação ambiental que propagarão os conhecimentos de restauração florestal recebidos nas capacitações.

Além disso, a fiscalização no território da APA tem sido intensificada desde 2015, visando coibir desmatamentos ilegais, queimadas, loteamentos irregulares, caça e posse de animais silvestres, barramentos de cursos d'água, etc. No entanto, ainda existem grandes dificuldades para a gestão, sobretudo quanto ao dimensionamento da equipe gestora da Unidade de Conservação (UC).

Apesar da difícil realidade nacional para a gestão de UCs, sobretudo as de Uso Sustentável, temos conseguido avançar em direção aos objetivos da APA Aldeia-Beberibe. Tal feito é, sem dúvidas, mérito da mobilização da sociedade civil, que através de sua organização, consciência ambiental e articulação política, vem cobrando, ao longo dos anos, ações concretas do poder público, ressaltando a importância do componente social para a governança de áreas protegidas.

*Cinthia Lima é bióloga e mestre em Biologia Vegetal pela UFPE, gestora da APA Aldeia-Beberibe e assessora especial da presidência da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).



https://poraqui.news/aldeia/gestora-faz-balanco-dos-8-anos-de-criacao-da-apa-aldeia-beberibe/
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Aldeia Beberibe
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.