Gestores de Áreas Protegidas se reúnem no Chandless para debater políticas públicas

Agência de Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br/ - 05/07/2018
Gestores de Áreas Protegidas se reúnem no Chandless para debater políticas públicas
05.07.2018 15:07

Maria Meirelles

O Parque Estadual Chandless é palco da terceira edição do Encontro de Gestores de Áreas Naturais Protegidas, promovido, de 2 a 6 de julho, pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a WWF.

O evento visa fortalecer as relações entre os componentes do Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas do Acre (Seanp).

Além dos gestores da área ambiental do Estado, participam do encontro coordenadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Fundação Nacional do Índio (Funai) no Vale do Juruá, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, bem como membros das Organizações Não-Governamentais (ONG) nacional e internacional: SOS Amazônia, Comissão Pró-Índio e WWF Brasil.

Reunidos, os gestores e comunitários avaliam o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre Estado e ICMBio, compartilham informação sobre apoios de projetos sociais e realizam visita de campo em atrativos do Parque Estadual Chandless, a fim de contribuir com o turismo na região.

"Acreditamos no trabalho coletivo como forma de melhorar ainda mais a gestão das nossas áreas naturais protegidas, que possuem vasto patrimônio natural. A integração dos gestores resultam em intercâmbios de experiências técnicas e práticas de sucesso, viabilizando o compartilhamento de conhecimentos", frisou o gestor da WWF, Moacir Araújo.

Segundo a chefe da Divisão do Seanp, Flávia Dinah Rodrigues, o encontro vai fortalecer a parceria entre as instituições. "Esse é o terceiro encontro consecutivo, realizado anualmente. É um momento de troca de experiências, organização e otimização das ações e integração entre os gestores."

Parque Estadual Chandless
O Chandless fica localizado entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, representando cerca de 4% do território acreano. É o segundo maior parque da Região Norte do país e detém uma das áreas mais ricas em biodiversidade, um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.

http://www.agencia.ac.gov.br/gestores-de-areas-protegidas-se-reunem-no-chandless-para-debater-politicas-publicas/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chandless
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.