Guarda flagra desmatamento clandestino no Parque da Serra do Mar, em SP

G1 - http://g1.globo.com/ - 03/04/2017
Os troncos de árvores estavam prontos pra ser levados quando a Guarda Ambiental da prefeitura de São Bernardo do Campo flagrou o desmatamento.



Nos últimos dias, um pedaço do Parque Estadual da Serra do Mar veio abaixo quando tratores e motosserras destruíram a vegetação. Os troncos de árvores estavam prontos pra ser levados quando a Guarda Ambiental da prefeitura de São Bernardo do Campo flagrou o desmatamento.

A área fica na beira da estrada, os madeireiros abriram uma clareira por onde entravam os tratores e os caminhões que levavam as toras direto para um comprador. Segundo a Guarda Ambiental, em menos de uma semana eles fizeram a devastação.

Toras de pinus, que é uma espécie de pinheiro, estavam empilhadas. A madeira é usada na fabricação de móveis e em construções. Mas na área também tinha vegetação nativa de mata atlântica, como essa mais baixa, que fica entre os troncos.

Durante a operação, os guardas ambientais apreenderam dois tratores e duas motosserras e interditaram o terreno.

A Polícia Civil disse que vai instaurar inquérito pra investigar quem estava tirando a madeira do parque e pra onde ela ia ser levada.

O Parque da Serra do Mar tem mais de 300 mil hectares e se espalha por 25 municípios paulistas, da divisa com o Rio de Janeiro até o litoral sul de São Paulo.



http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/guarda-flagra-desmatamento-clandestino-no-parque-da-serra-do-mar-em-sp.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.