ICMBio anuncia concessões em três parques nacionais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/12/2016
Evento nesta sexta (16), às 9h, em Brasília, vai apresentar os serviços de apoio à visitação que serão concedidos nos parques de Brasília (DF), Pau Brasil (BA) e Chapada dos Veadeiros (GO)


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará nesta sexta-feira (16), às 9h, na sede do Sebrae, em Brasília, evento de apresentação dos projetos de concessão de serviços de apoio à visitação em três unidades de conservação (UCs) federais: Parque Nacional de Brasília (DF), Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e Parque Nacional do Pau Brasil (BA). O evento é aberto ao público e a presença deve ser confirmada por telefone ou e-mail (veja no convite abaixo ou no serviço no final da matéria).

A ideia é promover o diálogo e a transparência acerca dos processos de concessão de serviços de uso público nos parques, cujo objetivo é incrementar o turismo com mais qualidade e segurança, uma das prioridades do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e do ICMBio.

Os esforços do Instituto para a consolidação dos serviços de uso público têm resultado em crescimento do número de visitantes nos parques nacionais nos últimos anos. Em função da dimensão do desafio, a direção do Instituto priorizou algumas unidades de conservação para a viabilização do projeto.

Na definição das unidades prioritárias, foram adotados critérios como a estrutura de visitação já disponível, a existência de plano de manejo (documento que orienta os vários e zoneamento da unidade de conservação), o número de visitantes, a facilidade de acesso ao local e a realização de estudos de viabilidade econômica preliminares.

Assim, foram escolhidas três unidades para iniciarem o processo de concessão neste ano: os parques nacionais de Brasília, da Chapada dos Veadeiros e do Pau Brasil. Todos eles já se encontram em fase adiantada de elaboração dos instrumentos de delegação dos serviços de apoio à visitação.

. Saiba mais sobre concessões de uso público em UCs, clicando aqui.

Serviço:

Apresentação dos projetos de concessão de serviços de apoio à visitação nos parques nacionais de Brasília, Chapada dos Veadeiros e Pau Brasil

Data: 16 de dezembro
Local: Auditório da sede do Sebrae (515 Norte - Térreo - Brasília/DF)
Horário: 9h
Confirmação de presença: (61) 2028-9669 e (61) 2028-9238 e email concessoes@icmbio.gov.br



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8603-parques-nacionais-receberao-servicos-de-incentivo-ao-ecoturismo
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  • UC Brasília (PARNA)
  • UC Pau Brasil
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.