As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br
04/05/2011
ICMBio e Marinha do Brasil realizam curso em Florianopolis

De 11 de abril a 4 de maio, foi realizado o Curso Especial para Tripulação e Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público em Florianópolis, Santa Catarina. Iniciativa da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Unidade de Conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio), o curso visou habilitar os servidores civis e militares para a função de tripular e conduzir com segurança as embarcações das organizações públicas.

Com carga de 60h divididas entre aulas práticas e teóricas, as aulas foram ministradas por uma equipe do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos de Santa Catarina (Marinha do Brasil) e contou com o apoio do Instituto Federal de Educação de Santa Catarina (IFSC).

O evento teve a participação de analistas ambientais das Unidades de Conservação Federais Marinhas e Costeiras de Santa Catarina: Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Estação Ecológica de Carijós, Área de Proteção Ambiental de Anhatomirim, Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e Reserva Extrativista de Pirajubaé.

Além disso instituições como Laboratório de Moluscos Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina (LMC/UFSC), Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI e órgãos ambientais das prefeituras dos municípios de Florianópolis (FLORAM), Biguaçú (FAMABI) e de São José também estiveram presentes.

De acordo com o chefe de Unidade , Caio Cavalcanti Dutra Eichenberger , o evento teve vários pontos positivos. "Vale destacar a integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais, civis e militares das áreas ambientais, de segurança, ensino, pesquisa e extensão", afirma Caio.

http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/831-icmbio-e-mari...