ICMBio une leitura à conservação em Noronha

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 01/03/2017
Gibi que conta a história de um garoto e suas aventuras na ilha, produzido pelo Projeto Golfinho Rotador, desperta consciência socioambiental de alunos de escola pública local


Aos 9 anos de idade, Carolline Gomes e Maria Danielly Ferreira descobriram um novo mundo. O mundo da leitura. As meninas foram alfabetizadas há menos de um ano, mas já são apaixonadas por livros. Essa viagem foi possível graças ao carinho e dedicação da professora Flávia Simone da Silva e ao Projeto Golfinho Rotador que doou exemplares do gibi "Um Garoto da Cidade" a todos os alunos e professores da escola de Fernando de Noronha.

Anteontem, segunda-feira (27), foi comemorado o Dia Nacional do Livro Didático. A data passou em branco porque ocorreu em meio ao carnaval. Mas, na Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha, a professora Flávia trabalha todos os dias com os alunos a temática socioambiental do gibi "Um Garoto da Cidade". "Utilizei o gibi de várias formas com a turma. É importante que essas crianças de Fernando de Noronha saibam que isto aqui (toda a exuberância do lugar) é deles", diz Flávia.

No gibi, que está disponível para download gratuitamente no site do Projeto Golfinho Rotador, o leitor conhece Nando, um garoto paulista, que viaja para Fernando de Noronha com o pai que é surfista. No dia que vão surfar na Praia da Cacimba do Padre, o mar fica agitado e Nando é pego por uma corrente.

Nesse momento de desespero do garoto, um grupo de golfinhos-rotadores se aproxima e, Stenella, um filhote de rotador, inicia um diálogo inusitado com Nando. Ao longo da conversa, Stenella fala sobre noções de preservação ambiental, o comportamento dos golfinhos-rotadores, o arquipélago de Fernando de Noronha e, ao final, faz um apelo para o jovem surfista ajudar na proteção de Noronha e dos golfinhos.

"É a aventura de um garoto da cidade que chega nesta ilha maravilhosa que é Fernando de Noronha", comenta Danielly sobre o gibi. Já para Carolline, "o gibi é massa e divertido". Dani e Carol moram em Fernando de Noronha e para elas é "muito legal" o fato da história de Nando se passar em Noronha. Elas conseguiram identificar aspectos da rotina delas ao ler o livreto.

Participação

Segundo a professora Flávia Simone da Silva e os gestores do Projeto Golfinho Rotador, desde a criação do projeto percebe-se que a mitigação dos problemas socioambientais de Fernando de Noronha depende da participação da população local no uso responsável dos recursos naturais e na gestão sustentável das atividades turísticas.

Assim, criou-se o Programa de Educação Ambiental, com foco na temática marinha e nas inter-relações ecológicas deste ecossistema com o cotidiano da população local e dos visitantes. O programa é realizado pelo Projeto Golfinho Rotador em parceria com a Escola de Referência em Ensino Médio do Arquipélago de Fernando de Noronha e com o Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) na ilha. Um de seus focos é a ênfase na leitura.

O gibi é uma iniciativa do Projeto Golfinho Rotador que se junta à série de livros que o projeto vem lançando nos últimos anos. Cada um desses livros tem uma linguagem e conteúdo para diferentes públicos e faixas etárias, mas todos têm um foco em comum: informar sobre a vida marinha e a relevância da preservação desse ecossistema para a manutenção da vida no planeta Terra. Os autores do livreto são José Martins da Silva-Júnior e Cynthia Gerling, com design e ilustração de Ciro Girard.

A parceria literária do Projeto Golfinho Rotador com a Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha vem desde o início da década de 90, para onde o Projeto Golfinho Rotador já doou mais de 500 exemplares de livros de cem títulos.

Sobre o Projeto Golfinho Rotador

O Projeto Golfinho Rotador iniciou suas atividades em Fernando de Noronha em 23 de agosto de 1990. Ações de pesquisa, educação ambiental, sustentabilidade e envolvimento comunitário em prol da conservação dos golfinhos-rotadores, de Fernando de Noronha e da biodiversidade marinha fazem parte de sua missão. O Projeto Golfinho Rotador é executado pela ONG Centro Golfinho Rotador, tem coordenação do ICMBio e patrocínio oficial da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Sobre o Dia Nacional do Livro Didático

O Dia Nacional do Livro Didático é comemorado anualmente em 27 de fevereiro, no Brasil. Esta data homenageia uma das ferramentas essenciais para a formação educacional dos alunos: o livro didático. O livro didático reúne as informações que o aluno necessita para ajudar a desenvolver o seu conhecimento, em todas as etapas da educação - desde o ensino fundamental até os superiores. Os livros didáticos também são muito importantes para orientar os educadores (professores), no processo de ensino e aprendizagem. Desde 1985, o Brasil mantém o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que fornece todos os livros didáticos para os alunos das redes públicas de ensino de todo o país.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8737-icmbio-une-leitura-a-conservacao-em-noronha
Produção Cultural:Literatura

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Marinho de Fernando de Noronha
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.