Incêndio que atinge Chapada dos Guimarães já queimou mais de 3 mil hectares

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/09/2018
Incêndio que atinge Chapada dos Guimarães já queimou mais de 3 mil hectares
10/09/2018 19h11

Por G1 MT

Segundo bombeiros, o fogo está parcialmente controlado e os brigadistas trabalham no combate às chamas em dois pontos específicos de uma Área de Preservação.

Um incêndio que começou no sábado (8), já atingiu 3,7 mil hectares de área próximo ao Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, os focos de incêndio foram detectados em uma Área de Preserva Ambiental (APA), na região da comunidade Coxipó do Ouro.

Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) começaram o combate às chamas ainda no sábado. Porém, no domingo (9) o fogo avançou para a região de morraria dentro do parque.

Equipes do Centro de Operações Aéreas (Ciopaer) sobrevoaram o parque para avaliar a dimensão do fogo e a melhor estratégia de combate.

Orientados pelo Ciopaer, os brigadistas conseguiram extinguir parte do incêndio. De acordo com os bombeiros, o risco de que as chamas se alastrem pelo parque já não existe.

No entanto, as equipes permanecem no local combatendo as chamas em dois pontos específicos e isolados da APA.

https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2018/09/10/incendio-que-atinge-chapada-dos-guimaraes-ja-queimou-mais-de-3-mil-hectares.ghtml
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Guimarães
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.