"Inverno" amazônico define calendário de atividades nas concessões

Serviço Florestal Brasileiro - http://www.florestal.gov.br/ - 03/01/2014
Já começou o período de embargo nas concessões florestais geridas pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). O embargo tem como base o artigo 14 da resolução Conama N"406 e suspende algumas das atividades de manejo de forma a garantir a integridade da floresta e das estradas durante o período chuvoso.

O embargo dura cinco meses - começou em 15 de dezembro e terminará em 15 de maio - e coincide com o período do ano em que mais chove na região, o chamado "inverno amazônico".

Nessa época, o solo da floresta fica mais encharcado, o que torna o deslocamento dentro da área de manejo mais trabalhoso e capaz de danificar a floresta. Por isso, no período estão proibidos o corte, o arraste e o transporte de toras dentro das unidades de trabalho.

Os concessionários, porém, estão autorizados a realizar atividades que antecedem a extração nas próximas áreas a serem manejadas, como o censo das árvores (inventário florestal) e a remoção dos cipós que entrelaçam as copas. Também são permitidas as atividades posteriores à extração, como tratamentos silviculturais e manutenção da infraestrutura de pátios, estradas, pontes e bueiros.

O embargo está em vigência nas concessões em operação na Floresta Nacional do Jamari, no estado de Rondônia, e na Floresta Nacional Saracá-Taquera, no Pará.



http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/imagens-do-mural/inverno-amazonico-define-calendario-de-atividades-nas-concessoes
Florestas:Madeira-Exploração

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jamari
  • UC Saracá-Taquera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.