As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Ibama sede
08/06/2007
Jacare-acu recebe downlist na Cites

(Brasília 08/06/2007) Na manhã de hoje foi aprovado por consenso pelo Comitê I da 14º Conferência das Partes da Cites o downlist do jacaré-açú do anexo I para o anexo II. A proposta recebeu suporte de inúmeras partes, destacando: Peru, em nome dos 31 países da América do Sul, América Central e Caribe; Alemanha, em nome dos 27 países da União Européia, Qatar, Guiana, China, Bolívia, República Dominicana, Japão, Vietnã, China, Botswana, México e pela ONG Traffic.

Este é o primeiro grande passo para que esta proposta seja aprovada pela Conferência. O resultado final será dado na próxima semana, após ratificação na plenária geral. Cabe destacar que esta deve ser a primeira vez que uma espécie passa do anexo I para o anexo II por consenso. Este sucesso ocorreu face ao trabalho preciso, árduo e dedicado dos diversos atores envolvidos, como pesquisadores do Inpa e Ufam, Comitê de Especialistas em Crocodilianos da Iucn, o estado do Amazonas com seu trabalho na RDS Mamirauá, a comunidade da RDS Mamirauá e a equipe do Ibama.