Jornalistas visitam a APA Costa dos Corais

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 31/03/2017
Profissionais de comunicação conheceram as belezas naturais da unidade e viram de perto as ações de conservação desenvolvidas pelo ICMBio e parceiros



Mergulho em piscinas naturais, observação da vida marinha, reintrodução de um peixe-boi na natureza, visita a locais de desova das tartarugas: ao longo desta semana, um grupo de 12 jornalistas de diversas partes do país se reuniu na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais para viver todas essas experiências e se encantar com as belezas da região.

Situada entre os litorais de Pernambuco e Alagoas, a APA é uma unidade de conservação (UC) federal, sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Com 413 mil hectares de área protegida, a unidade abriga o segundo maior ambiente recifal do mundo, além de preservar ecossistemas de mangue - habitat do peixe-boi marinho, espécie ameaçada de extinção.

A visita dos jornalistas à UC foi promovida pelo Projeto Toyota APA Costa dos Corais, uma parceria, iniciada em 2011, entre a Fundação Toyota do Brasil, o ICMBio e a organização não-governamental SOS Mata Atlântica. Na segunda-feira (27), após o desembarque na capital pernambucana, os visitantes seguiram para Tamandaré (PE), já na área da unidade, onde aconteceu o evento de abertura e apresentação do projeto pelos representantes das três instituições.

Estavam presentes, entre outros, o diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade do ICMBio, Marcelo Marcelino, a coordenadora regional Carla Marcon, o chefe da APA Costa dos Corais, Iran Normande, o coordenador do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Nordeste (Cepene/ICMBio), Leonardo Messias, o presidente da Fundação Toyota, Percival Maiante, e a diretora de Comunicação e Marketing da SOS Mata Atlântica, Afra Balazina.

"O patrimônio biológico do Brasil é espantoso, com 150 mil animais descritos pela ciência", destacou Marcelo Marcelino. "O ICMBio gerencia 327 unidades de conservação em todo o país, que juntas protegem 80 milhões de hectares: quase 10% do território nacional", acrescentou.

Ainda segundo o diretor, é preciso ressaltar a importância das parcerias para a gestão das UCs, a exemplo do exitoso Projeto Toyota APA Costa dos Corais. "A APA abarca 13 municípios de 2 estados, somando mais 200 mil moradores. Administrar essa unidade, compatibilizando desenvolvimento da região e conservação da biodiversidade, é um grande desafio", concluiu Marcelino.


APA Costa dos Corais: um mergulho na biodiversidade marinha

Criada em 1997, quando celebrou-se o Ano Internacional dos Recifes de Coral, a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais foi pioneira, entre as UCs de Uso Sustentável, tanto na conservação dos recifes quanto na reintrodução dos peixes-bois marinhos. Com 120 km de costa, é a 7ª unidade mais visitada do país atualmente, recebendo cerca de 230 mil turistas por ano.

De acordo com o chefe da APA, uma das prioridades de sua equipe é justamente o ordenamento dessas atividades. "Recifes são ambientes muito frágeis. Por isso, o turismo feito de forma desordenada pode acabar com essas áreas", esclarece. Abrigando quase 200 espécies de peixes no seu território, a APA também investe em projetos de fortalecimento da pesca artesanal e sustentável. Segundo o gestor, há um grande envolvimento comunitário em todo o processo, inclusive com ex-pescadores trabalhando no monitoramento da unidade.

Na terça-feira (28), durante passeio pelas águas de Tamandaré, os jornalistas puderam observar a Zona de Proteção da Vida Marinha (ZPVM), uma área de 440 hectares onde não é permitida nenhuma atividade humana além da pesquisa científica. Estabelecida há 17 anos, a ZPVM tem como objetivos garantir a evolução natural dos ambientes marinhos e promover o aumento dos estoques pesqueiros, funcionando como uma "poupança de peixe", explica Iran Normande.

A zona de proteção apresenta peixes de tamanhos maiores e grande diversidade de espécies. Segundo Leonardo Messias, coordenador do Cepene/ICMBio, a vida marinha pode ser acompanhada em tempo real por duas câmeras submersas, que transmitem as imagens para a sede do Centro de Pesquisa, situada dentro da APA. "Houve uma recuperação do ambiente desde a criação da ZPVM", conta Messias.

O passeio terminou com um mergulho nas piscinais naturais de águas cristalinas, onde os visitantes contemplaram a riqueza do bioma marinho costeiro e tiveram contato com espécies características da região, como o coral de fogo. Depois do mergulho, o grupo seguiu para São Miguel dos Milagres (AL), onde foi apresentado à iniciativa batizada de Jovens Protagonistas da APA Costa dos Corais.

Como o nome sugere, trata-se de um projeto liderado por estudantes que apostam na educação como instrumento de transformação social. Investindo no engajamento dos jovens para ampliar a participação comunitária, a iniciativa promove uma rede de coleta seletiva de resíduos sólidos, pesquisas de campo, eventos e ações de conservação. Até hoje, o projeto Jovens Protagonistas já atingiu mais de 2 mil crianças e adolescentes da APA.

Diogo é devolvido à natureza

No último dia de atividades (quarta-feira, 29), os 12 profissionais de comunicação convidados acompanharam a soltura de Diogo, peixe-boi marinho de 6 anos que foi resgatado na praia de Diogo Lopes, no Rio Grande do Norte, e passou por um longo processo de reabilitação até ser considerado apto para deixar o cativeiro.

A reintrodução do animal, realizada no rio Tatuamunha, município de Porto de Pedras (AL), faz parte das ações do Programa Peixe-Boi, coordenado pelo Cepene/ICMBio. Sob o comando da veterinária Fernanda Attademo, uma equipe de quase 30 pessoas atuou na soltura de Diogo, macho de aproximadamente 2,5 m e 300 kg. Antes de ser devolvido à natureza, o animal recebeu um microchip para identificação e um aparelho de GPS, ferramentas que auxiliam o monitoramento pós-soltura.

O jornalista Alex Santos conta que ficou impactado pela beleza do manguezal e se emocionou diante do envolvimento dos moradores da APA. "O que mais me impressionou foi como o projeto mexe com a comunidade. Achei maravilhoso poder participar desse momento", lembra Alex.

Conservação das tartarugas marinhas

Antes da chegada em Maceió, onde a viagem chegou ao fim, última parada para observar um dos locais de desova das tartarugas marinhas, conhecido como Mirante da Sereia. Representantes da ONG Instituto Biota, parceira da APA Costa dos Corais, apresentaram o trabalho de sensibilização realizado nas escolas e falaram sobre o esforço para a conservação dos mamíferos aquáticos e das tartarugas marinhas na unidade de conservação.

De acordo com Bruno Stefanis, diretor executivo do Instituto Biota, nos últimos três anos, a ONG registrou um aumento de 155% no número de ninhos nas praias monitoradas. "Essa região tem potencial para ser um dos principais locais de desova do país", comemora.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8814-jornalistas-visitam-a-apa-costa-dos-corais
UC:APA

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Costa dos Corais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.