Mais de 30 analistas ambientais do ICMBio expõem trabalhos científicos

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 24/09/2009
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) confirmou no VI Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VI CBUC) o seu potencial para a pesquisa científica na área ambiental: mais de 30 analistas do ICMBio, individualmente ou em grupo, apresentaram trabalhos científicos. Uma das maiores contribuições entre os órgãos do governo e da sociedade civil que participaram do evento, encerrado nesta quinta (24), em Curitiba (PR).

"O importante não é só a quantidade dos nossos servidores que apresentaram trabalho, mas a qualidade dos estudos. Todos eles estão sendo aplicados na prática e tem sido úteis à gestão das unidades de conservação", disse o presidente do ICMBio, Rômulo Mello, que participou da abertura do congresso. Segundo ele, isso comprova o alto nível de formação técnico-científica dos analistas do Instituto.

No hall do Expo Unimed, na Universidade Positivo, onde ocorreu o encontro, os trabalhos científicos dos servidores do ICMBio foram expostos, durante os quatro dias do congresso, ao lado das produções de pesquisadores de outras instituições. E despertaram a atenção dos presentes pelo conteúdo informativo, criatividade, ineditismo e praticidade.

Os autores dos trabalhos eram sempre requisitados a dar mais explicações. Na tarde da quinta-feira, por exemplo, Bruno Pereira, analista ambiental da Reserva Biológica (Rebio) do Uatumã, no Amazonas, expunha detalhes de seu estudo sobre a gestão do conhecimento da Rebio para a bióloga Deusdeudeth Son, do Instituto de Pesquisa da Mata Atlântica (Ipema), uma organização não governamental. Deusdeudeth queria mais dados para aplicar na atividade de sua instituição. Essa troca de experiência, aliás, foi o mais importante.

Numa outra extremidade da mostra, professores da Univale, uma das principais instituições de ensino superior de Santa Catarina, se impressionavam com a criatividade do trabalho exibido pela analista ambiental Marli Penteado, da Estação Ecológica Tupinambás (SP), que mostra o uso de fotografias e imagens feitas por meio de um aeromodelo no monitoramento da unidade.

Outro trabalho científico de servidores do ICMBio que chamou a atenção dos participantes do VI CBUC foi o do analista ambiental Antônio de Almeida Correira Júnior, da Reserva Biológica do Rio Trombetas (PA). O estudo expõe todas as estratégias usadas pela equipe da Rebio para convencer os moradores do entorno a proteger as tartarugas-da-amazônia que se reproduzem no local. Resultado: recorde de nascimento de tartaruguinhas na temporada do ano passado. Nada menos que 300 mil.

Serviço

Veja a seguir a lista dos analistas do ICMBio e os trabalhos científicos apresentados no congresso (o conteúdo completo de cada estudo pode ser conferido na página do CBUC (www.cbuc.com.br) no link "trabalhos técnicos. Todo o material será publicado no livro que conterá os anais do congresso.

- João Batista Campos, Angelo Antonio Agostinho, Horário Ferreira Julio-Jr e Sidnei Magela Thomaz - Invasão biológica e perda de biodiversidade na APA das ilhas e várzeas do Rio Paraná

- Bruno Cascardo - Avaliando a Reserva Biológica Uatumã através de seus indicadores

- Patrícia Pinha, Iranildo da Silva, Míriam Magalhães Lucatelli e Aldebaro da Silva Amoras - A implantação da gestão para resultados na Reserva Biológica Lago Piratuba"

- Antônio de Almeida Correira Júnior - Proteção de quelônios com participação comunitária na Reserva Biológica do Rio Trombetas (PA)

- Whitson José Costa Júnior, Gustavo Luna Peixoto e Luiz Carlos Carvalho - Recuperação ambiental das áreas ocupadas por eucaliptus na Reserva Biológica União (RJ)

- Marli Penteado e Alfredo Mafra - Uso de fotografias e imagens com aeromodelo no monitamento na Esec Tupinambás

- Marcio Silvestre e Marli Penteado - Monitoramento de tartarugas marinhas capturadas incidentalmente em rede de cerco no entorno costeiro da Estação Ecológica Tupinambás (SP)

- Marli Penteado - Observações oportunísticas contribuem com dados sobre cetáceos no arquipélago Alcatrazes

- Christian Niel Berlinck - O Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Grupo Escolar Souto Peres: perspectiva de educação ambiental

- Denis Helena Rivas, Rafael Ferreira Costa, Carolina Carneiro da Fonseca, Cristiano Andrey Souza do Vale, Gizele Braga Silvino, Julio Rosa e Lieze Bolliver - A experiência da gestão integrada Cuniã-Jacundá na elaboração de um plano de manejo unificado

- Bruno Machado Carneiro e Lucio Flavo Marini Adorno - A implantação de vias e o manejo de áreas protegidas na região do Jalapão: a rodovia TO 110 e seu entorno

- Marco Antonio Souza Salgado, Fabiana Regina, Rosana Ribeiro e Fábio França - Cadastro Nacional de Unidades de Conservação: um desafio na gestão das unidades de conservação

- Sindaléia Silva Costa - Compensação ambiental: uma opção de recursos para a implementação do SCNUC

- Camile Lugarini, Priscila Franco, Maria Carolina Camargos, Beatriz Cunha e Beatriz Nascimento - Levantamento socioambiental de 13 povoados inseridos no Parque Nacional Lençóis Maranhenses
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas