As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

O Globo - https://oglobo.globo.com/
30/11/2017
Mapa interativo guia visitantes pelas belezas de parques estaduais do Rio

Mapa interativo guia visitantes pelas belezas de parques estaduais do Rio
Site lançado pelo Inea traz dados sobre atrações, trilhas e localizão de 11 unidades ambientais

O Globo - Por Jan Niklas

Trilheiros, apaixonados por natureza e visitantes de áreas verdes do estado do Rio de Janeiro ganharam um novo "guia" para planejar seus passeios. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançou nesta quinta-feira o site "Visite Parques Estaduais do Rio de Janeiro", disponível no endereço www.dapweb.org/inea/, onde estão informações e mapas de 11 parques administrados pela instituição.

O novo site traz dados sobre a localização, lista de condutores de visitantes credenciados, histórico, clima, flora, fauna, além dos principais atrativos de cada unidade, como trilhas e cachoeiras e montanhas. O visitante também terá a sua disposição os mapas interativos de cada parque com as trilhas indicadas, seu traçado e tempo de percurso, além de guias para observações de aves para download.

- Nós queremos que as pessoas venham aos parques, que essas unidade de conservação virem uma destino para as pessoas desfrutarem desses espaços tão belos e importantes para o estado - disse o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, Paulo Schiavo - Tudo isso, é claro, repeitando os limites e as características ambientais de cada área.

PUBLICIDADE

Para o Paulo, estimular a visitação equilibrada dos parques contribui para a preservação e manutenção dessas áreas verdes.

- Cada um que sai satisfeito do parque, sai como mais um difusor, um defensor, e um propagador das boas prásticas e da sustentabilidade, o que estimula a proteção dessas área - afirmou Schiavo.

De acordo com Manuela Tambellini, gerente de visitação, negócios e sustentabilidade do Inea, e uma das responsáveis pelo site, a iniciativa cria um canal que aproxima os visitantes desses locais.

- O site informa e dialoga com as pesssoas que buscam lazer em áreas verdes, facilitando o acesso ao forncecer informações como o tipo de atração, horário para observação de aves e traçado de trilhas de cada unidade - ressaltou Manuela.

Paulo Schiavo destacou ainda que, além ajudar na proteção das áreas e facilitar a visitação para o público, a ferramenta estimula ainda as populações que moram próximas à áreas de proteção.

PUBLICIDADE

- Queremos também estimular os entornos dos parques, gerando impactos positivos para as populações locais, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental - disse Schiavo, afirmando também que as trilhas registradas no site são todas seguras e contam com apoio da Guarda Ambiental.

No site do Inea estão informações sobre 11 parques do Estado do Rio de Janeiro além da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga. São eles: Parques Estaduais da Pedra Branca, situado na Zona Oeste do Rio; do Mendanha, na Baixada Fluminense; da Concórdia, no Médio Paraíba; da Ilha Grande, no Sul Fluminense; da Costa do Sol, na Região dos Lagos; dos Três Picos, na Região Serrana do Rio; Cunhambebe, no Sul Fluminense; da Tiririca, na Região Metropolitana do Rio (abrange partes dos municípios de Maricá e Niterói); da Pedra Selada, no Centro Sul Fluminense; Lagoa do Açu e Desengano, ambos situados no Norte Fluminense; e a Reserva Ecológica Estadual da Juatinga na paradisíaca cidade de Paraty, no Sul Fluminense.

https://oglobo.globo.com/rio/mapa-interativo-guia-visitantes-pelas-belez...