Ministro diz que recursos de compensação ambiental serão destinados ao AP

G1 - http://g1.globo.com/ - 30/03/2017
Sarney Filho informou que recursos serão destinados devido as áreas de proteção, que correspondem a 73% do território amapaense.



Em visita ao Amapá nesta quinta-feira (30), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, falou sobre a importância da busca de recursos de compensação ambiental para o estado. Segundo dados da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), 73% do território amapaense é composto por unidades de proteção e terras indígenas, locais onde são proibidas as derrubadas de madeiras.

A vinda do ministro a Macapá faz parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, que inclui toda a equipe do Ministério do Meio Ambiente. Os valores serão destinados ao Amapá por apresentar resultado considerado positivo na implantação de áreas de conservação no estado, frisou Sarney Filho.

"Além da grande conservação de terras indígenas, o Amapá tem 95% de cobertura vegetal preservada, ou seja, é um estado exemplo nessa questão, mas que não tem um reconhecimento. Por isso o Ministério buscará essa contrapartida por meio de recursos. Disponibilizaremos o suporte técnico para que o governo tenha esses recursos", disse.

Outra pauta da agenda será a doação de madeiras apreendidas em fiscalizações do Ibama aos municípios atingidos pelas cheias dos rios no estado, que segundo o ministro, será feito de forma emergencial.

"De uma forma emergencial, faremos a entrega de madeiras para as prefeituras, reforçando os acordos do Governo Federal com recursos hídricos, que deve somar em torno de R$ 1,5 milhão", ressaltou.

De acordo com o ministro, outros recursos, em torno de R$ 12 milhões, devem ser destinados ao Amapá, para serem usados em unidades de conservação ambiental. O governo do estado informou que um termo será assinado com o Ministério para que compensações sejam destinadas ao Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque.

"Desde que foi criado, o parque do Tumucumaque tem pendências em termos de regulamentação, porque ali foram estabelecidos compromissos do Governo Federal. O Amapá é o que representa maior compromisso ambiental e por isso exigimos que isso seja associado com desenvolvimento econômico", frisou o governador Waldez Góes.



http://g1.globo.com/ap/amapa/noticia/ministro-diz-que-recursos-de-compensacao-ambiental-serao-destinados-ao-ap.ghtml
Política Socioambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Montanhas do Tumucumaque
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.