As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

www.cdb.gov.br
24/03/2006
Ministro europeu visita Mamiraua e anuncia US$ 14 milhoes para programas ambientais

O Ministro para a Biodiversidade do Reino Unido, Jim Knight, visita neste fim de semana a Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá, no Amazonas. Além de conhecer projetos de uso sustentável, ele anunciará a doação de cerca de US$ 14 milhões para investimentos em proteção ambiental ao redor do mundo.

Em Mamirauá, o ministro conhecerá o projeto Iniciativa Darwin, que protege raras espécies de peixes ornamentais ao mesmo tempo em que preserva o modo de vida das populações locais. A iniciativa é gerenciada pela Sociedade de Zoológicos de Londres em parceria com instituições brasileiras.

"Por ser um país megadiverso e possuir uma economia em desenvolvimento, o Brasil é um país-chave na biodiversidade mundial", afirmou Knight. Segundo ele, a visita à Amazônia significa a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido na reserva e de verificar pessoalmente o papel que o Reino Unido desempenha na implementação do projeto em Mamirauá.

"Esse trabalho com os peixes ornamentais é uma importante bandeira que demonstra claramente o desenvolvimento sustentável em ação e nos mostra que os recursos financeiros estão sendo bem gastos", avaliou o ministro.

Para o diretor do Programa Marinho e de Águas Doces da Sociedade de Zoológicos de Londres, Alison Shaw, o projeto permite o envolvimento direto com as comunidades locais para aperfeiçoar o manejo dos recursos naturais. "Ao mesmo tempo em que protege as populações de peixes nativos da Amazônia, nosso projeto desenvolve relações comerciais sustentáveis entre o Reio Unido e o Brasil", disse.