MPF instaura inquérito para fiscalizar termoelétrica em Peruíbe

G1 - http://g1.globo.com/ - 04/08/2017
Ministério Público Federal vai acompanhar junto à Cetesb e ao Ibama o processo de licenciamento ambiental da obra.



O Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil público com o objetivo de fiscalizar o processo de licenciamento ambiental do "Projeto Verde Atlântico Energias", que tem o objetivo de criar um complexo termoelétrico em Peruíbe, no litoral de São Paulo.

Segundo o MPF, parte da estrutura do complexo termoelétrico proposto pela empresa pode, a princípio, afetar unidades de conservação ambiental localizadas em cidades vizinhas a Peruíbe. Além disso, de acordo com o MPF, há a possibilidade de comunidades que dependem da pesca sejam afetadas pela criação.

Por conta das possibilidades de impactos negativos, o MPF decidiu criar um grupo de três procuradores para fiscalizar a atividade do Ibama e da Cetesb, que avaliarão se o empreendimento é ou não viável do ponto de vista socioambiental.

O projeto

O projeto para construção de uma usina termelétrica e um terminal offshore de recebimento de gás natural com um navio fundeado a 10 km da costa do município têm evoluído nos últimos anos.

A expectativa dos empresários da Gastrading Comercializadora de Energia S.A, empresa interessada na construção, é que a 'Usina Termelétrica Atlântico Energias' - UTE seja instalada no entorno do Jardim São Francisco e Caraminguava e tenha capacidade de 1,7 GW para fornecer energia para as nove cidades da Baixada Santista.

Apesar de o projeto ainda estar em fase de licenciamento ambiental, ONGs e grupos ligados ao meio ambiente já demonstraram insegurança com a iniciativa. Especialistas alertam para a quantidade de gases que serão lançados na atmosfera e temem a piora na qualidade do ar.



http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/mpf-instaura-inquerito-para-fiscalizar-termoeletrica-em-peruibe.ghtml
Energia:Gás

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Juréia-Itatins
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.