As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

O ECO - www.oeco.com.br
03/06/2009
Nas maos da Casa Civil

Nesta sexta (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, podem ser decretadas as reservas extrativistas de Cassurubá (BA) e da Prainha do Canto Verde (CE), bem como a ampliação do Parque Nacional do Pau Brasil (BA) e a crição do Monumento Natural Cânion do Rio São Francisco (BA/AL/SE). Mas outras áreas protegidas aguardam aval da Casa Civil, como a ampliação da reserva extrativista Ciríaco (MA) e criação das reservas extrativistas Renascer PA), Rio Branco-Jauaperi (AM/RR), Cabo de Santa Marta Grande (SC) e Montanha Mangabal (PA), além dos refúgios de Vida Silvestre do Rio Tibagi (PR) e Santa Cruz e da Área de Proteção Ambiental Costa das Algas, ambos no Espírito Santo.

Sobre a criação do Refúgio de Vida Silvestre do Rio da Prata, em Santa Catarina, onde ocorre intenso desmatamento, um primeiro processo está na Casa Civil desde 2006, e a unidade ainda não foi criada por entraves com a área energética. Entidades civis estão enviando pedidos ao governo para que o refúgio seja consolidado também na sexta.