As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

OESP, Forum dos Leitores, p. A3
18/05/2009
Novas reservas

Novas reservas

Com relação à matéria Governo evita criar novas reservas (15/5), o Ministério de Minas e Energia (MME) esclarece que, procurada pela reportagem para saber a posição do MME sobre a criação das reservas Renascer, Baixo Rio Branco/Juauperi, Tibagi, Pau Brasil e Ciriaco, a Assessoria de Comunicação do Ministério informou que as três primeiras estão em estudo pelo MME e pelo Ministério do Meio Ambiente e as duas últimas, que não foram citadas na matéria, já foram apoiadas pelo MME para que virem Unidades de Conservação. Em momento algum foi dada a informação de que, oficialmente, o Ministério apoia ou não apoia a criação das referidas três reservas. Cabe esclarecer que o Ministério de Minas e Energia sempre se manifesta formalmente sobre a criação de Unidades de Conservação, alertando sobre os impactos para o setor energético e de mineração para que essas unidades de uso sustentável possam compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais.

Fernando Henrique Teixeirense, chefe da Assessoria de Comunicação do MME
fernando.teixeirense@mme.gov.br
Brasília

N. da R. - O Parque Nacional do Pau Brasil e a Reserva Extrativista do Ciriaco foram citados na reportagem. A posição do Ministério repassada ao Estado sobre a ampliação e os outros pontos está publicada no texto.

OESP, 18/05/2009, Fórum dos Leitores, p. A3