As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Fundacao Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/
15/09/2016
Operacao de fiscalizacao e realizada em Unidades de Conservacao do Litoral Norte

Irregularidades constatadas durante a ação serão verificadas localmente, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM e SIM-MAR)

A Fundação Florestal, em parceria com o Instituto Florestal, Polícia Militar Ambiental, Ibama e ICMBio, realizaram na última semana, uma ação integrada de fiscalização em Unidades de Conservação (UC) do Litoral Norte de São Paulo. O objetivo da atividade foi vistoriar e monitorar o território das UC da região, afim de verificar possíveis irregularidades como:expansão de ocupações terrestres, desmatamentos, ranchos de caça e exploração de palmito-juçara, invasão de espécies exóticas e pesca ilegal, entre outros.

Em dois dias de atividades, foram vistoriados, em sobrevoo, os territórios da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, nos municípios de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, a Área de Relevante Interesse Ecológico de São Sebastião; o Parque Estadual Ilha Anchieta em sua totalidade, a parte alta do Núcleo Caraguatatuba do Parque Estadual Serra do Mar, dentro dos municípios de Paraibuna e Natividade da Serra e o Parque Estadual Ilhabela, além das ilhas de Cabras e Palmas, que fazem parte da Estação Ecológica Tupinambás (ICMbio) em Ubatuba.

As irregularidades constatadas durante a ação serão verificadas localmente, por meio do Sistema Integrado de Monitoramento (SIM e SIM-MAR) com o objetivo de manter a integridade das áreas protegidas e preservar a sua biodiversidade.

De acordo com o diretor executivo da Fundação Florestal, Paulo Almeida, este tipo de operação é um excelente reforço para o monitoramento já realizado em terra, a fim de proteger as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. "Este tipo de operação é muito eficaz, capaz de cobrir grandes extensões em Unidades de Conservação terrestres e marinhas, além de áreas de difícil acesso em um curto intervalo de tempo, auxiliando nossas equipes na prevenção e na identificação de infrações ambientais."

http://fflorestal.sp.gov.br/2016/09/15/operacao-de-fiscalizacao-e-realiz...