Parque da Furna Feia realiza estudos em três cavernas

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 04/11/2016
Resultados da pesquisa vão servir para a confecção do plano de manejo das cavidades naturais subterrâneas, que poderão, no futuro, ser abertas à visitação. UC fica no Rio Grande do Norte


O Parque Nacional da Furna Feira, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no Rio Grande do Norte, acaba de realizar estudos para elaborar o plano de manejo de três cavernas no interior da unidade - Abrigo do Letreiro, Caverna Furna Nova e Caverna Furna Feia.

O plano de manejo de caverna, que é diferente do plano de manejo de unidade de conservação (UC), é o documento que ordena o uso e a conservação das cavernas. É imprescindível para uma futura abertura desses espaços à visitação e serve de subsídio para o plano de manejo da UC.

Os estudos foram feitos em parceria com Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do ICMBio, a Universidade Federal do Semi-Árido (Ufersa) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern).

Nesses experimentos, foi feita a coleta de dados referentes a diversos parâmetros, como umidade, temperatura, radiação solar, concentração de CO2, espécies da fauna ocorrentes nas cavernas, entomofauna (insetos) e fungos.

Além disso, foram feitas simulações de visitação nas três cavernas com vinte alunos e professores da Ufersa. Eles comportaram-se como se fossem um grupo de visitantes para que os pesquisadores pudessem medir as alterações nos parâmetros em função da presença de pessoas no interior das cavernas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8531-parque-da-furna-feia-realiza-estudos-em-tres-cavernas
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Furna Feia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.