Parque da Ilha Grande ganha reforço de pessoal para atendimento e fiscalização

O Globo Online - 23/01/2008
O atendimento ao público e a fiscalização no Parque Estadual da Ilha Grande durante o carnaval serão intensificados graças ao reforço de 18 funcionários que começaram a trabalhar este mês. A informação é do presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF/RJ), André Ilha. A medida faz parte do projeto de reestruturação da unidade, que tem o objetivo de criar um parque modelo no estado do Rio.

Com 120 quilômetros quadrados, uma área equivalente ao município de Niterói, o parque contava com apenas seis funcionários fixos. Com o aumento do efetivo será possível orientar melhor o público e incentivar o turismo ecológico. Dos novos funcionários, oito são guardiões, que terão como função percorrer toda a ilha para orientar o visitante e impedir infrações mais freqüentes durante este período, como os acampamentos irregulares.

No Centro de Visitantes, o reforço de pessoal vai permitir o melhor atendimento aos turistas quanto às opções de recreação e lazer.

- Muitos visitantes cometem infrações pelo simples desconhecimento sobre o que é ou não permitido no interior das unidades de conservação. Com um atendimento ao público adequado, podemos incentivar o uso consciente e evitar a degradação dos recursos naturais - explicou André Ilha.

Os novos funcionários também vão trabalhar na manutenção e conservação das trilhas e demais áreas de visitação no parque. Já foi iniciado o trabalho de retirada de lixo das praias oceânicas, nas quais não há coleta municipal. Durante o carnaval também haverá acréscimo de pessoal do IEF/RJ e ações conjuntas com o Batalhão Florestal e Prefeitura, dentro da Operação Carnaval.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.