Parque Nacional da Chapada das Mesas no Maranhão vai ganhar plano de manejo

G1 - http://g1.globo.com/ - 10/08/2018
Parque Nacional da Chapada das Mesas no Maranhão vai ganhar plano de manejo
10/08/2018 11h19

Por G1 MA, São Luís

Reuniões para elaborar o documento estão sendo coordenadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e que faz a gestão do parque.

Parque Nacional da Chapada das Mesas ganha plano de manejo

O Parque Nacional da Chapada das Mesas, no sul do Maranhão, deve em ganhar em breve um plano de manejo que vai definir o que pode ou não ser explorado no parque que é protegido por lei. O parque possui mais de 160 mil hectares e ocupa áreas nos municípios de Estreito, Carolina e Riachão.

As reuniões para elaborar o documento estão sendo coordenadas pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e que faz a gestão do parque. Criado há 12 anos, o parque vai ganhar só agora um plano de manejo. A área preserva mais de 400 nascentes de rios e milhares de espécies da fauna e flora em um dos mais belos ecossistemas do cerrado.

Nesta semana os representantes das 28 famílias que ainda vivem dentro do parque, agências de turismo, organizações não Governamentais (ONGs) e prefeituras dos municípios que estão dentro das áreas, participaram de uma oficina de mapas para elaborar um plano. Os participantes fizeram o zoneamento das áreas que podem ser exploradas pelo turismo sustentável.

"Os planos de manejo são importantes pra qualquer unidade de conservação, seja federal ou municipal, porque é o principal documento que organiza e dá o norte, as diretrizes para o correto funcionamento e implantação das unidades. Para esse aqui é muito importante pois por se tratar de ser um parque nacional e muito conhecido, ele tem um apelo muito grande pra visitação. A pressão pra organizar essa visitação já estava muito grande e a necessidade de proteção, justificou a elaboração do plano", explicou Lourdes Ferreira, coordenadora do plano de manejo do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com Beto Kelnner, secretário de Turismo e Cultura do município de Riachão, o plano de manejo deve consolidar o parque como um dos mais sustentáveis do país e ajudar a desenvolver toda a região sul do estado. "Esse plano vai dar condição para que o turismo possa abrir para a visitação no parque, uma visitação sustentável, inclusive para os moradores daqui, para que eles possam utilizar viver essa experiência. O plano de manejo vai ser um divisor de águas no momento", disse.

https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2018/08/10/parque-nacional-da-chapada-das-mesas-no-maranhao-vai-ganhar-plano-de-manejo.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada das Mesas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.