As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

G1 - http://g1.globo.com/
26/07/2017
Parque Nacional do Itatiaia registra madrugada mais fria do ano

Termômetros marcaram -8.6oC na madrugada desta quarta-feira (26).

Na madrugada desta quarta-feira (26) foi registrada a temperatura mais baixa no Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro. Segundo funcionários da guarita onde fica a estação meteorológica, os termômetros registraram -8.6 oC. Por volta das 9h, a temperatura ainda era negativa, -3.3 oC.

O recorde de frio deste ano havia sido no dia 29 de junho, quando a estação meteorológica do parque: - 6,8oC. Na época, a frente fria chegou trazendo chuva e aumentando a umidade relativa do ar, o que gerou expectativa de neve. Mais de 1.500 turistas acamparam no parque no fim de semana do dia 2 de julho, batendo recorde de público. Porém, a temperatura não negativou, ficando em 3,7oC positivos.

Área de 28 mil hectares

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira - entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m, o quinto maior do país.

Pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj. E também uma cadeira de rodas especial para que deficientes físicos possam ter acesso à parte alta do parque.

Até o dia 28 de julho, turistas podem conferir de graça uma mostra especial na Casa de Cultura de Itatiaia, no Centro. A exposição reúne 50 peças entre fotografias, painéis, posters e banners que apresentam um pouco da diversidade, como a vida animal e a vegetação da unidade de conservação.

http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/parque-nacional-do...