As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Epoca - http://colunas.revistaepoca.globo.com
27/09/2012
Parque no Rio Grande do Norte vai proteger mais de 200 cavernas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou na quarta-feira (26), durante o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), a formalização do primeiro parque nacional criado no Rio Grande do Norte.

O parque Furna Feia - que só é feio no nome, como as imagens que ilustram esse post mostram - fica nos municípios de Mossoró e Baraúna, e faz parte do plano de criação de unidades de conservação anunciado pela presidente Dilma Rousseff no Dia Mundial do Meio Ambiente.

Furna Feia tem 8 mil hectares, e abriga mais de cem espécies de animais do bioma Caatinga - um dos menos protegidos no Brasil. Além disso, o parque tem grande incidência de cavernas. Até o momento, o ICMBio já identificou 205 cavernas na região. A criação do parque vai facilitar os investimentos em visitação e pesquisa, com a possibilidade de encontrar sítios históricos e arte rupestre no local.

http://colunas.revistaepoca.globo.com/planeta/2012/09/27/parque-no-rio-g...