Parques empossam novos conselheiros

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 27/12/2017
Parques empossam novos conselheiros
Conselheiros ampliam os espaços de diálogo com a comunidade, promovendo uma gestão mais participativa nas unidades de conservação.

ICMBio


O Parque Nacional de Sete Cidades, a Floresta Nacional de Ipanema e o Parque Marinho dos Abrolhos renovaram seu conselho consultivo (representado por determinado grupo estratégico, podendo ser da sociedade civil (associações de moradores, sindicatos) ou do poder público (órgãos governamentais), promovendo uma gestão mais participativa nas unidades de conservação. Hoje, são mais de 278 unidades de conservação, administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que têm conselhos formados, ampliando os espaços de diálogo com a comunidade. Já o Parque Nacional dos Campos Gerais iniciou o processo de formação do conselho.

A reunião de posse dos novos conselheiros do Parque Nacional de Sete Cidades, com representação governamental e não governamental, aconteceu no dia 16 de dezembro. O chefe da unidade, Waldemar Justo do Nascimento Neto, ressaltou a importância da participação dos conselheiros na gestão do Parna. "Todos têm o mesmo objetivo: a preservação do meio ambiente", ressaltou Neto. "Sinto-me honrada de participar deste conselho", disse a presidente do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Piripiri, Eunice Barros, durante a posse do conselho.

A Flona de Ipanema realizou no dia 21 de dezembro a primeira reunião ordinária do conselho consultivo, dando posse aos novos conselheiros e apresentou os principais resultados alcançados em 2017, com base nas ações do planejamento estratégico da unidade. O chefe da Flona, Rafael Costa, destacou, entre outros avanços, a reativação do conselho, a revisão do plano de manejo, a reabertura do Centro de Memória de Ipanema, a implantação de quatro novas trilhas para ciclismo, corrida e caminhada e melhorias na Trilha Afonso Sardinha. Rafael Costa ainda apontou ainda os desafios para o próximo ano, ressaltando a importância da participação efetiva dos conselheiros no processo de gestão da unidade.

Para o chefe da unidade dos Abrolhos, Fernando Repinaldo, a modificação e homologação do conselho representa uma oxigenação na gestão da UC, possibilitando a inserção de novos parceiros interessados em colaborar e acompanhar a implementação do Parque Nacional, e reforçando o comprometimento das instituições que já apoiam a gestão da UC. "A renovação do conselho reforça o compromisso da gestão do ICMBio em promover os encaminhamentos e planejamentos compartilhados com os atores que influenciam o território identificados no processo", ressalta Repinaldo.


Formação de conselho no Parque Nacional dos Campos Gerais

formacaoconselhoDesde agosto de 2017, o Parque Nacional dos Campos Gerais vem trabalhando, em parceria com a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), na formação do conselho consultivo da unidade. Edilaine Dick, técnica da Apremavi, destaca que a formação do conselho consultivo é um importante passo para promover a gestão participativa do Parque e, consequentemente, o reconhecimento da sua importância para conservação dos campos nativos e florestas associadas do território onde a UC está inserida.

O primeiro passo para criar o conselho foi a formação do Grupo de Trabalho, do qual fazem parte as prefeituras de Castro, Carambeí e Ponta Grossa, Sanepar e a Universidade Estadual de Ponta Grossa. Segundo a chefe do Parna, Lilian Miranda Garcia, até o momento, já foram realizadas 36 reuniões. "O processo de criação do conselho consultivo é o passo mais importante a ser dado para a gestão democrática de uma unidade de conservação. A oportunidade de participar deste processo, além de gratificante, garante a gestão participativa prevista na legislação brasileira, com a oportunidade de contribuir para a preservação da biodiversidade e do patrimônio natural da nossa região", ressaltou Valter Silvio Martins Filho, representante das Chácaras do São Jorge, propriedade sobrepostas ao Parque.



http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/9379-parques-empossam-novos-conselheiros
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ipanema
  • UC Marinho dos Abrolhos
  • UC Sete Cidades
  • UC Campos Gerais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.