Pequena rã que canta feito pássaro só existe na Ilha Grande

G1 - http://g1.globo.com/ - 30/06/2017
Espécie de rã endêmica foi descoberta na Ilha Grande em 2007 e revelada ao mundo. Nome científico é homenagem ao brasileiro que a descobriu.


Metade é verde. A outra, é azul. Quanta vida, quantos ângulos para descobrir. A expedição do Globo Repórter mostra a Baía da Ilha Grande em 360 graus.

A vila do Abraão é a porta de entrada da Ilha Grande, no litoral sul do estado do Rio. A equipe do Globo Repórter vai mostrar cada canto desse paraíso. A única estrada da ilha tem oito quilômetros de terra batida e muitas pedras, mas o destino compensa.

A vila de Dois Rios fica dentro do Parque Estadual da Ilha Grande e abriga o centro de pesquisas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O parque é enorme. Tem mais de 120 quilômetros quadrados. Um ronco ecoa na floresta. De onde vem? A equipe procura um dos maiores primatas das Américas.

"São quatro nomes que a gente tem: bugio, roncador, barbado, guariba, isso depende do local do Brasil. Ele é típico da Ilha Grande, é o símbolo do parque", explica a mastozoóloga da Uerj Helena Bergallo.

Só que o bicho é tímido e foge rápido. "A Ilha Grande tem uma riqueza de espécies de mamíferos muito grande. Quarenta por cento de todas as espécies que têm no estado do Rio de Janeiro estão na Ilha Grande, o que é bastante coisa", afirma Helena.

Os bugios são tímidos, mas os saguis são exibidos. E são intrusos. Vieram do Nordeste no fim nos anos 80 e acabam comendo os ovos das aves nativas.

E são muitas aves para estudar. "Essas 253 espécies representam um terço de todas as espécies do estado do Rio de Janeiro. Cerca de 20% das espécies da Ilha Grande são restritas à Mata Atlântica", diz a ornitóloga Maria Alice Alves, da Uerj.

Já os répteis e anfíbios são a especialidade do herpetólogo Carlos Frederico Rocha, da Uerj.

"Nós temos 37 espécies de anfíbios conhecidos na Ilha Grande. No estado inteiro nós temos cerca de 200", explica.

Uma pequena rã foi descoberta na ilha e revelada ao mundo. "Essa espécie, no planeta inteiro, ela só existe aqui, por isso a gente chama de endêmica. É uma espécie endêmica da Ilha Grande", afirma

E para o Fred, ela é ainda mais especial. O nome da espécie da rã é Hylodes fredi. Sim, foi o Fred quem descobriu a rã, em 2007. E os colegas cientistas fizeram a homenagem.



http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2017/06/pequena-ra-que-canta-feito-passaro-so-existe-na-ilha-grande.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.