Pesca do Robalo está proibida até o final do mês

Bem Paraná - http://www.bemparana.com.br/ - 13/12/2017
Pesca do Robalo está proibida até o final do mês

Bem Paraná


Até o final do mês de dezembro está proibida a pesca dos peixes robalo-flecha e robalo-peva no Litoral paranaense. A medida visa a proteção das espécies e a sustentabilidade dos ecossistemas marinhos, durante o período de defeso.

O Paraná possui uma resolução específica que assegura a reprodução dos robalos e a manutenção dos estoques do pescado nas demais épocas do ano. A resolução estabelece tamanhos mínimos e máximos de captura quando a pesca dos robalos está liberada.

Pesca esportiva contribui para sustentabilidade
Com a finalidade de promover o uso sustentável dos recursos pesqueiros, os pescadores esportivos praticam o pesque-e-solte. Se realizada de forma correta, a técnica gera impactos mínimos nos peixes submetidos à captura e liberados durante a pesca esportiva.

O médico e pescador, Thiago Fuchs, explica que os pescadores esportivos praticam o pesque e solte para preservar a espécie. "Na pesca esportiva é autorizado pescar e soltar. Além disso, evitamos deixar o peixe muito tempo fora da água para que possamos soltar o animal com qualidade", conta Fuchs.


Ciclo-tropeiros farão 550 km em defesa da Escarpa Devoniana

Três ciclistas que já cruzaram Paraná e Santa Catarina se sensibilizaram com a ameaça de redução de 70% da Área de Proteção Ambiental (APA) da Escarpa Devoniana e decidiram percorrer, em oito dias, os 12 municípios por onde passa a unidade de conservação. Serão mais de 550 quilômetros pedalando. O trio vai passar por locais por onde os tropeiros andaram décadas atrás; daí o nome "Ciclo-Tropa Pró Escarpa". A partida ocorreu dia 11 de dezembro e termina no dia 19 de dezembro, na cachoeira do Vale do Corisco, uma das mais exuberantes da região.

O percurso pode ser acompanhado em tempo real pelo link: http://bit.ly/2BaEtPO.



https://www.bemparana.com.br/noticia/542602/pesca-do-robalo-esta-proibida-ate-o-final-do-mes
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Escarpa Devoniana
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.