As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

A Voz da Cidade
16/01/2016
Prefeitura trabalha para recuperar areas atingidas em Itatiaia

ITATIAIA
A Prefeitura de Itatiaia se manifestou hoje, no inicio da tarde, por meio de sua assessoria, e informou que está atenta ao terceiro dia de chuvas fortes na cidade.

De acordo com a Defesa Civil na noite de ontem, foram identificadas ocorrências nos bairros Marechal Jardim, Centro, Penedo, Vila Odete, Vila Esperança e Maromba.

Em nota, a Prefeitura disse que em Marechal Jardim um deslizamento de terra bloqueou parte da entrada do bairro. Uma equipe de funcionários já se deslocou para o local para desobstruir a via.

O mesmo aconteceu em Penedo, na Rua Harry Bertell, onde um grande volume de terra fechou o acesso a rua e já foi removido pelas equipes. Assim como na quinta-feira (14), também houve deslizamento de terra no bairro Vila Esperança que já foi contido pelos servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

No bairro Vila Odete, parte da estrada de acesso a Usina do Funil cedeu em três trechos. A secretaria de Obras e a Defesa Civil já isolaram o local e estão tomando as providências cabíveis. Em Maromba o tráfego de veículos requer atenção devido a queda de uma barreira na altura do posto de gasolina. Uma retroescavadeira já está desobstruindo o local, que foi parcialmente obstruído.

- Estamos atentos a todos os chamados. O volume de chuva que vem atingindo a cidade é muito grande. Peço a população que fique atenta e que a qualquer emergência nos acione com urgência, disse o coordenador da Defesa Civil Renato Henriques.

A Defesa Civil fica localizada na Secretaria de Ordem Pública,junto a Rodoviária Municipal, localizada na Rua Wanderbilt Duarte de Barros. S/N, Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. O telefone de contato é 3352-1151 e 3352-1134. Aos sábados , domingos e feriados o órgão pode ser acionado 24 horas através do telefone da Guarda Civil Municipal (24) 3352 6752.

INSTALAÇÃO DE PLUVIÔMETROS

A Coordenadoria de Defesa Civil iniciou na manhã de ontem a instalação de pluviômetros na cidade. Ao todo estão sendo instalados cinco aparelhos, que foram entregues pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O primeiro foi instalado na sede da Defesa Civil e o segundo em Maromba.

Penedo e Parque Nacional do Itatiaia também receberão os aparelhos. O local da instalação do quinto aparelho está sendo definido.

- Esses equipamentos ajudarão muito. Serão fundamentais para que a Defesa Civil obtenha informações precisas para tomadas de decisões que auxiliarão a prevenir possíveis desastres naturais. Realizaremos as instalações o quanto antes, informou o Secretário de Ordem Pública, Luiz Adelino.

Íntegra da notícia: http://avozdacidade.com/site/noticias/cidades/49529