Rebio Nascentes da Serra do Cachimbo forma seu Conselho

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 25/07/2011
A Reserva Biológica (Rebio) Nascentes da Serra do Cachimbo, no Pará, encerrou neste mês, a última etapa do processo de formação do conselho consultivo da unidade. Na ocasião, foi realizada uma oficina em Novo Progresso/PA, onde foram eleitas de forma participativa, as instituições governamentais e não-governamentais que irão compor o colegiado.

A oficina foi organizada pelas analistas ambientais da unidade, Aline Kellermann e Soliana Ribeiro e contou também com a participação do chefe do Parque Nacional do Jamanxim, Javan Tarsis, e pelo coordenador de Gestão Participativa do ICMBio, Felipe Mendonça.

O processo de formação do conselho iniciou-se em 2010 com a identificação das entidades com atuação na região da Unidade de Conservação. Ao todo foram percorridos cerca de 3 mil quilômetros na BR-163 e BR-230 para realizar as oficinas e promover a importância do colegiado e da reserva. As oficinas começaram em abril em Altamira/PA, e posteriormente em Novo Progresso/PA. As últimas ocorreram em maio, em Guarantã do Norte/MT

Conforme as técnicas que coordenaram o trabalho, Aline Kellermann e Soliana Ribeiro, a meta foi alcançada. "A presença da comunidade ao longo das oficinas foi expressiva, com ampla participação de várias representações desde agricultores, universidades e órgãos públicos. O processo propiciou um estreitamento nas relações e esclarecimento de várias dúvidas", conta Kellermann.

A próxima reunião está marcada para o dia 18 de outubro no município de Novo Progresso/PA, onde será dada a posse aos conselheiros e construído, de forma participativa, o regimento interno do conselho.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1689-rebio-nascentes-da-serra-do-cachimbo-forma-seu-conselho
UC:Reserva Biológica

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Nascentes da Serra do Cachimbo
  • UC Jamanxim
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.