Reprodução do sapo flamenguinho interdita trecho da estrada na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia

G1 - http://g1.globo.com/ - 25/11/2017
Reprodução do sapo flamenguinho interdita trecho da estrada na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia
Até março de 2018 só será possível passar a pé nos 3km entre o Posto Marcão e o Abrigo Rebouças.


m trecho de três quilômetros do Posto Marcão ao Abrigo Rebouças, na parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Sul do Rio de Janeiro, está fechada para veículos. No local só é possível transitar a pé. O motivo é a reprodução do sapo flamenguinho, o símbolo do Parque Nacional.

Os sapinhos aparecem na estrada logo que começa a chover e correm o risco de serem atropelados pelos carros. Eles se reproduzem nas poças de água e são vistos facilmente andando de um lado para o outro.

O trânsito volta a ser liberado quando as chuvas terminam, entre fevereiro e março de 2018. O sapo flamenguinho é uma espécie endêmica, que só existe na parte alta do Parque Nacional.


Área de 28 mil hectares

O Parque Nacional do Itatiaia foi criado em junho de 1937 e foi o primeiro parque nacional do país, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o local. Ele fica na Serra da Mantiqueira - entre os estados Minas Gerais, Rio de Janeiro, e próximo à divisa com São Paulo. Os limites alcançam os municípios de Itatiaia (RJ), Resende (RJ), Itamonte (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Inicialmente abrangendo uma área de aproximadamente 12 mil hectares, ele foi ampliado para 28 mil hectares em de setembro de 1982. O parque é caracterizado por montanhas e rochas, sendo o Pico das Agulhas Negras o ponto mais alto, com altitude de 2.791,5m, o quinto maior do país.

Pelo aniversário de 80 anos da reserva, o local recebeu Medalha Tiradentes, a mais alta condecoração concedida pela Alerj. E também uma cadeira de rodas especial para que deficientes físicos possam ter acesso à parte alta do parque.



https://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/reproducao-do-sapo-flamenguinho-interdita-trecho-da-estrada-na-parte-alta-do-parque-nacional-do-itatiaia.ghtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Itatiaia
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.