Reserva ambiental no RJ ajuda no abastecimento de reservatório

G1 - http://g1.globo.com/ - 09/11/2015
Mata atlântica na reserva do Tinguá faz parte do ciclo natural da água.
Região é responsável por abastecer 92 mil pessoas em Nova Iguaçu.


Após a chuva dos últimos dias, a represa de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, voltou a ficar cheia, como mostrou o Bom Dia Rio. Mesmo durante a estiagem, o nível de água no local quase não foi afetado. O segredo foi uma joia da mata atlântica: a reserva biológica do Tinguá. O fornecimento de água quase não foi prejudicado.

Na reserva, a companhia de abastecimento tem 32 estações de captação de água, que abastecem um reservatório. Com o funcionamento normal, a vazão para captação é de 520 litros por segundo. Durante a crise hídrica, o número já foi reduzido para 170 litros por segundo, quase um terço da vazão atual.

Durante a crise, alguns bairros de Nova Iguaçu ficaram sem água. Mas a Cedae afirma que a preservação da vegetação nativa ajudou a diminuir a seca na represa. A mata atlântica é fundamental no ciclo das águas. Ela protege a cobertura do solo para não ser ressecado pelo sol e libera, como uma esponja, a água retida.

"A água cai da chuva, infiltra pelo solo, abastece os rios normais, abastece os rios subterrâneos e chega ao mar", explica Flávio Silva, o chefe da Reserva Biológica do Tinguá.

A partir daí, o ciclo segue. Os raios solares fazem a água do mar evaporar, formam-se nuvens e chove de novo.

A represa é responsável pelo abastecimento de 92 mil pessoas em Nova Iguaçu. Para especialistas, a reserva ambiental é uma joia, porque a água é de boa qualidade e a floresta é preservada.



http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/11/reserva-ambiental-no-rj-ajuda-no-abastecimento-de-reservatorio.html
Recursos Hídricos:Abastecimento

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tinguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.