Reserva Biológica do Rio Trombetas retira gado bovino da unidade

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 03/05/2010
Numa operação conjunta com a Polícia Federal para verificação e apreensão de gado bovino no interior da Reserva Biológica (Rebio) do Rio Trombetas, localizada no noroeste do Pará, uma equipe de fiscalização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) retirou cerca de 400 reses da unidade e emitiram quatro autos de infração por crime ambiental.

Além das equipes da PF e da Rebio, participaram da operação agentes e servidores da Floresta Nacional Saracá-Taquera. Realizada em março, a operação foi resultado de um levantamento feito pelo Ibama em 2006 e atualizado em 2009, no qual foram identificados 16 criadores de bovinos nas comunidades do Ajudante e Mussurá, totalizando os mais de 400 animais apreendidos.

Desde que tomou conhecimento do levantamento, o Instituto Chico Mendes planeja realizar a retirada do gado para atender o Artigo 84 do Decreto Federal 6.514/2008, que proíbe a introdução de espécies alóctones (não originária da região) em unidades de conservação de proteção integral, como é o caso das reserva biológicas.

A Coordenação de Proteção do ICMBio iniciou os planejamentos para executar a Operação Ajudante e retirar todo o gado da reserva em novembro de 2009. A principal estratégia, segundo os gestores das unidade, foi o diálogo com os pecuaristas durante uma reunião na qual foi estabelecido um prazo de três meses para retirada de todos animais.

http://www.icmbio.gov.br/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Trombetas
  • UC Saracá-Taquera
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.