Resex do Rio Xingu faz primeira reunião com moradores

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 08/12/2008
O Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) realizou este mês a primeira reunião com os maradores da Reserva Extrativista (Resex) do Rio Xingu. A atividade contou com a participação dos analistas ambientais Daniel Castro, Walber Feijó e Lino de Viveiros, que se deslocaram de barco durante três dias até chegar à parte Norte da unidade.

O objetivo do encontro era definir um histórico das reservas extrativistas no país, além de esclarecer para as famílias de ribeirinhos, qual o objetivo das Unidade de Conservação de uso sustentável, a função institucional do órgão e o papel da proteção.

Os servidores realizaram também uma eleição das lideranças de cada localidade, para facilitar no processo de gestão ambiental da Resex.

As principais reivindicações da população local foram a falta de escolas, visto que o índice de analfabetismo na região é elevado, postos de saúde, pois existem doenças tropicais graves que precisam de um forte combate e transporte para as situações de emergências que venham a ocorrer.

Após a reunião do ICMBio, foi realizado também uma reunião com a Associação dos Moradores da Resex, onde foi debatido assuntos relacionados aos associados e regulamentação da associação para acesso aos benefícios do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
UC:Reserva Extrativista

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Rio Xingu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.