Selecionada empresa que revisará o plano de manejo da APA Tamoios

FUNBio - www.funbio.org.br - 18/01/2010
A empresa vencedora do processo de contratação de Pessoa Jurídica para elaboração da revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental Tamoios foi a Ambiental Consulting. A Seleção se baseou no método de qualidade e preço e faz parte das atividades do Fundo da Mata Atlântica do Rio de Janeiro (FMA/RJ).

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) define APA (Área de Proteção Ambiental) como uma área geralmente extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotada de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem-estar das populações humanas, e [que] tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

A APA Tamoios, localizada no município de Angra dos Reis, é formada por costões rochosos, remanescentes florestais de Mata Atlântica, restingas e manguezais, que, em conjunto com o mar, compõem cenário de notável beleza. Comunidades vivem da pesca e do turismo dentro dos limites da APA. A mata encontra-se bastante preservada nas ilhas, apesar da ocupação muito antiga por caiçaras e, recentemente, turistas e novos moradores.

A revisão de seu plano de manejo é fundamental para o alinhamento dos Planos Diretores do Município de Angra dos Reis e da APA Tamoios e do Plano de Manejo do Parque Estadual da Ilha grande.

http://www.funbio.org.br/
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Tamoios (APA)
  • UC Ilha Grande (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.