As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
24/09/2010
Sema entrega neste domingo as obras de revitalizacao do Mirante do Parque Mae Bonifacia

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) entrega no próximo domingo (26.09), às 16h30, aos usuários do Parque Estadual Mãe Bonifácia, em Cuiabá, as obras de revitalização do Mirante. A ação faz parte de um conjunto de obras realizadas no Parque, que incluem a implantação do Orquidário, equipamentos de ginástica e a praça infantil.

As obras foram coordenadas pela Superintendência de Educação Ambiental (SUEA), Coordenadoria de Parques Urbanos e executadas por meio de parcerias com a iniciativa privada.

O engenheiro Marco Antônio de Castro Pinto, da Empresa Condor, de Construções, Conservação e Limpeza, responsável pela obra, explicou que todo o assoalho foi trocado, além das vigas e terças de madeira, respeitando o projeto original. "Também foi feito um tratamento anti-cupim em todo o mirante, incluindo os parafusos e, todas as conexões da estrutura foram apertadas". A estrutura foi toda envernizada e os corrimões pintados com esmalte sintético na cor verde, para retratar a natureza e, todos os tirantes de ferro, que têm a função de travar o mirante no sentido longitudinal, que haviam sido furtados antes do início da reforma, foram recolocados.

Sobre a oscilação na estrutura do Mirante, questionada por alguns usuários, o engenheiro disse ser normal nesse tipo de estrutura. "É muito natural para o tipo de estrutura, aeroespacial, como é a do Mirante. Esse tipo de estrutura não pode ser rígida, pois, aí sim, seria um problema. Tem que haver essas oscilações, como acontece com a ponte nova (Sérgio Mota) que liga Cuiabá à Várzea Grande. A estrutura do Mirante está em conformidade com as normas técnicas vigente", explicou Marco Antônio.

Com a parceria entre a Sema e a Energética Águas das Pedras para a execução da obra resultou num investimento de aproximadamente R$ 80 mil e incluem o a revitalização do Mirante, do Orquidário e os banheiros do Parque Mãe Bonifácia. Foi feita toda a instalação elétrica no mirante com um centro de distribuição na sua base, com grade de proteção anti-furto e, nos banheiros das instalações hidrosanitárias, elétrica e uma reforma geral nas portas.

"A reforma foi realizada pela Condor Construção, que contratou um engenheiro civil e metalúrgico com mestrado em madeira, o mestre Rubens Martinez, que não só acompanhou a execução da reforma, como forneceu um laudo para a utilização dos usuários do parque", explicou Marco Antônio.

O Parque Estadual Mãe Bonifácia está aberto ao público das 05:00 horas da manhã às 18 horas. O Mirante funcionará no mesmo horário do Parque. Lembrando que sua capacidade é de 20 pessoas.

LAZER E SAÚDE

O Orquidário, após um tempo desativado, passou por reformas e atende aos usuários do parque e a população em geral inclusive com exposições. A revitalização foi possível com a parceria do Orquidário Chapada dos Parecis.

O espaço que não era adequado ao cultivo das plantas foi totalmente modificado. O projeto para a reforma foi sugerido pelos administradores do Orquidário Chapada dos Parecis e tanto o material utilizado quanto a execução do projeto ficou por conta da Energética Água das Pedras que doaram diversas espécies de orquídeas da região, espécies "nativas", que já podem ser apreciadas pelo público.

A revitalização do espaço que antes não era utilizado, além de proporcionar ao público mais uma atração dentro do Parque, serve também para reforçar a iniciativa do Governo do Estado, via Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Orquidário Parecis e Energética Água das Pedras, que beneficia instituições como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que recebe em forma de doação, uma porcentagem dos produtos comercializados.

Outro atrativo é o playground para as crianças, com gangorra, balanço e escorregador. Dentro do Parque, na Praça do Cerrado há também uma academia para a terceira idade, com aproximadamente nove equipamentos para exercícios. A expectativa é que através do apoio da UNIMED, parceira na implementação dos equipamentos, a iniciativa da Academia da Terceira Idade sejam levados para os outros dois Parques Estaduais da cidade, o Massairo Okamura e Zé Bolo Flô.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraManchete.aspx?cod=2939