Semades estende parceria com a Jica para o Jalapão a mais três Unidades de Conservação

Semades - http://semades.to.gov.br - 23/08/2012
Tendo em vista o sucesso da parceria com a Jica - Agência de Cooperação Internacional do Japão no Corredor Ecológico da Região do Jalapão, o Governo do Estado, através da Semades - Secretaria do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, resolveu apresentar o Projeto Consolidação das Unidades de Conservação de Proteção Integral em território do Tocantins e incentivo à criação de outras áreas protegidas.

O objetivo é aumentar a efetividade da conservação do ecossistema Cerrado e dos ecótonos Amazônia-cerrado e cerrado-caatinga, mantendo-se a parceria para a implementação do plano de ações estratégicas do Corredor Ecológico e ampliação das experiências, para outras três unidades de conservação de proteção integral, que são os Parques estaduais do Lajeado (PEL) e Cantão (PEC) e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas (MONAF), com o objetivo de fortalecê-lo.

Para o secretário Divaldo Rezende, a ampliação deste acordo de cooperação proporcionará mais proteção às unidades de conservação já criadas e melhoria nas condições de preservação da biodiversidade. "Todo este trabalho envolvendo a JICA e o ICMBio é de extrema importância para o Tocantins e nós queremos ampliar essas parcerias para melhorar proteção nas unidades de conservação", afirmou.

A proposta da Semades é dar continuidade às ações desenvolvidas pelo ICMBIO e instituições parceiras na formação do corredor ecológico do Jalapão que contribuíram e contribuem para diminuir o avanço agressivo da agricultura e pecuária extensiva, dando prioridade ao ordenamento territorial na região. Em síntese o projeto visa implementar o plano de ação estratégico criado para o Corredor Ecológico do Jalapão e ampliar a iniciativa para outras três unidades de conservação do Tocantins; dar sustentabilidade ambiental às práticas econômicas que exercem impacto ambiental no Corredor e no entorno das três novas áreas, e estimular a melhoria das condições de vida e de inclusão social das populações tradicionais destas regiões.



http://semades.to.gov.br/noticia/semades-estende-parceria-com-a-jica-para-o-jalapao-a-mais-tres-unidades-de-conservacao/938
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  • UC Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins
  • UC Lajeado
  • UC Jalapão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.