Seringueiros do Acre participam de intercâmbio sobre empreendedorismo na floresta

WWF - http://www.wwf.org.br - 27/05/2015
Entre os dias 25 e 31 de maio um grupo de 35 seringueiros participarão de um intercâmbio organizado pelo WWF-Brasil, com o apoio do WWF-Bolívia e WWF-Peru, que tem como objetivo apresentar experiências bem sucedidas de uso sustentável dos produtos da floresta.

Os participantes são seringueiros originários dos municípios acreanos de Feijó, Tarauacá e Manoel Urbano; assim como das cidades de Cobija, na Bolívia; e de Iberia, no Peru.

O foco do intercâmbio será na produção sustentável de borracha, mas também serão contemplados nas atividades a produção agrícola de pequena escala na Amazônia (as chamadas "agroflorestas") e o turismo de base comunitária.

Troca de experiências

"Nossa idéia é proporcionar aos seringueiros a troca de experiências a respeito da produção e comercialização de borracha nativa na Amazônia - assim como as diferentes técnicas, avanços e desafios do setor", explicou o coordenador adjunto do programa Amazônia do WWF-Brasil, Ricardo Mello.

Além disso, o intercâmbio também terá momentos de visita, exposição e discussão sobre a produção agroextrativista na Amazônia e turismo de base comunitária.

Estimular também a veia empreendedora dos participantes é outro dos objetivos da empreitada. "Queremos mostrar aos extrativistas que é possível gerar renda de forma responsável de diversas maneiras. Eles podem, por exemplo, manejar suas florestas, aperfeiçoar suas plantações, melhorar a extração e produção da borracha e aproveitar o potencial turístico do local onde vivem", afirmou Ricardo Mello.

Trajeto

De acordo com a programação, o grupo sairá de Rio Branco, no Acre, e irá à cidade peruana de Iberia, onde será feita uma visita à cooperativa de seringueiros ECOMUSA.

Nesta cidade, serão realizadas visitas a áreas de seringueiras, em que será possível observar os processos de extração e beneficiamento de borracha natural; e áreas de agricultura orgânica familiar e de agroflorestas.

O grupo segue então para o Corredor Turístico Tambopata, na cidade de Puerto Maldonado, onde conhecerá experiências de turismo rural de base comunitária.

Os intercambistas voltam, então, para o Brasil, passando pela Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes, no município acreano de Epitaciolândia. Ali, eles presenciam a fabricação de folhas de borracha FDL e FSA - momento que contará com o apoio de técnicos do Laboratório de Tecnologia (Lateq) da Universidade de Brasília (UnB).

A última parte da viagem ocorre no município de Porto Acre, onde os intercambistas visitam uma propriedade rural cujo dono utiliza práticas agroflorestais e orgânicas para garantir sua renda e conservar os recursos naturais daquela região.

Um bilhão de árvores

O intercâmbio que o WWF-Brasil realiza esta semana é fruto da iniciativa Protegendo Florestas - uma parceria do WWF-Brasil, do Governo do Acre, da rede de televisão britânica Sky e do WWF Reino Unido.

Iniciada em 2009, esta ação conjunta promove ações que ajudam famílias de produtores e extrativistas a gerar renda de forma sustentável com a venda de produtos como açaí, borracha e copaíba. Assim, é possível combater o desmatamento dentro das propriedades rurais.

O objetivo do projeto é garantir a conservação de 164 mil quilômetros quadrados de floresta no Estado do Acre - além de manter um bilhão de árvores em pé naquele território.

Em 2013 o projeto ganhou o prêmio de "Melhor Parceria de Organização Social" no Business Charity Awards, em Londres.



http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?45862/Seringueiros-do-Acre-participam-de-intercmbio-sobre-empreendedorismo-na-floresta
Florestas:Extrativismo

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chico Mendes
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.