TCU vai mudar fiscalização após fogo na Chapada

OESP, Metrópole, p. A15 - 02/11/2017
TCU vai mudar fiscalização após fogo na Chapada
Fiscalização deverá analisar aspectos como legislação para tratamento de desastres naturais e recursos da União disponíveis

André Borges, O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu fazer uma nova fiscalização sobre as políticas governamentais de combate e prevenção a incêndios, por causa das ações ocorridas nas duas últimas semanas no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. A comunicação foi feita na sessão plenária desta quarta-feira, 1o, pelo ministro Aroldo Cedraz.
O trabalho dos auditores deverá analisar aspectos relacionados à legislação para tratamento de desastres naturais, recursos do Orçamento Geral da União disponíveis para essas ações, estímulos à formação de um "Corpo de Bombeiros voluntário", equipamentos e técnicas de monitoramento nacional para combate às queimadas e integração nos três níveis de governos para o uso de forças especiais e educação ambiental.
O incêndio na Chapada consumiu 66 mil hectares do Parque Nacional, o equivalente a 27,5% de sua área total de 240 mil hectares, a qual passou a ter em 5 de junho, por meio de um decreto que ampliou sua extensão. O tamanho do parque até aquela data era de 65 mil hectares.
Não há data para conclusão do trabalho do TCU, que deve redundar em uma série de recomendações e determinações de melhorias para lidar com situações emergenciais de incêndios, dentro e fora de unidades de conservação ambiental.
Reabertura
O Parque da Chapada reabriu nesta quarta-feira. De suas três trilhas, duas, com 5,5 km cada, estão livres para visitação. Uma terceira trilha, de 21 km de extensão, está fechada, mas em função do período de chuvas, e não devido ao incêndio. Como nesta trilha é preciso que o visitante atrevesse um rio, ela fica fechada durante os meses chuvosos, por causa do aumento de vazão.
Equipes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) vão permanecer na região do parque até o próximo domingo, 5.

OESP, 02/11/2017, Metrópole, p. A15

http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,catastrofe-na-chapada-leva-tcu-a-auditar-politicas-de-combate-a-incendios,70002069246
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.