As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

SEDAM/RO - www.sedam.ro.gov.br
02/03/2010
Tecnicos da Sedam participam de reuniao em Brasilia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por intermédio da Coordenadoria de Unidade de Conservação participou na semana passada em Brasília de uma reunião para a aplicação das Ferramentas de Avaliação de Unidade de Conservação (FAUC). Estiveram presentes representantes dos Estados de Mato Grosso, Acre, Rondônia e Tocantins.

De acordo com o Coordenador da Unidade de Conservação Luiz Cláudio Fernandes, Rondônia levou nove gestores das Unidades de Conservação que compõem o Parque Estadual de Corumbiara, Parque Estadual de Guajará - Mirim, Mosaico das Estações Ecológicas de Mojicanava, Serra dos Três Irmãos e a da nova Unidade a ser criada de Umirizal e representantes do corpo técnico da Unidade de Conservação de Porto Velho.

Os técnicos da Sedam e gestores foram capacitados em Brasília para implantar o FAUC, onde metas são executadas para que as Unidades de Rondônia atinjam um grau de excelência.

Essa ferramenta está ligada ao Programa de Área Protegidas da Amazônia (ARPA), que é um programa do Governo Federal, com duração prevista de dez anos, para expandir, consolidar e manter uma parte do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) no Bioma Amazônia, protegendo pelo menos 60 milhões de hectares e promovendo o desenvolvimento sustentável da região.