Trinta tartarugas e 48 ovos de tracajá escondidos em sacos são resgatados no Cantão; veja vídeo

Jornal do Tocantins - https://www.jornaldotocantins.com.br/ - 20/08/2018
Trinta tartarugas e 48 ovos de tracajá escondidos em sacos são resgatados no Cantão; veja vídeo
20/08/2018 16:12

Patricia Lauris

Polícia Militar Ambiental realizou operação no Parque estadual do Cantão e também apreendeu redes de pesca, espingardas e pescado

Uma operação que ocorreu entre a última quinta-feira, 16 e este domingo, 19, a Polícia Militar Ambiental (BPMA) resgatou 30 tartarugas, 48 ovos de tracajá que estavam escondidos em sacos de estopa no Parque Estadual do Cantão. Além do resgate dos animais, as equipes apreenderam 1.300 metros de rede de diversas malhas, petrechos para apanhar quelônios, um motor rabeta de 5.5 HP e duas espingardas, sendo uma calibre 22 e a outra de fabricação artesanal, ambas sem marca nem numeração.

Os objetos, conforme informações da Polícia Ambiental, foram encontrados em um acampamento, abandonado pelos infratores após perceberem a presença das equipes de fiscalização. No local ficou apenas uma mulher, que estava com 20 kg de pescados.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, os ovos foram enterrados na areia e as tartarugas foram soltas em seu habitat natural. A mulher, identificada como Helena Alves da Silva, recebeu um Auto de Infração no valor de R$ 1.100,00 por pescar dentro do Parque. O pescado apreendido foi doado para comunidades ribeirinhas que moram próximas a local. Já as espingardas, conforme a Polícia, serão apresentadas na Delegacia de Polícia Civil de Araguacema.

Veja vídeo das equipes soltando as tartarugas no Rio Araguaia:
https://youtu.be/HxPv_RZdPI8

Preservação
O Parque Estadual Do Cantão é uma Unidade Conservação de Proteção Integral pertencente ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação (SEUC) do Governo do Estado do Tocantins, tendo uma área definida de quase 90 mil hectares, contendo de 900 a 1.100 lagos de porte significativo de todo o médio Araguaia, abrangendo os municípios de Caseara e Pium. O Parque protege o ecossistema do Cantão, denominação dada ao delta do rio Javaés com os braços maior e menor do rio Araguaia, após formar a Ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.

Conforme o BPMA, o Cantão tem sido alvo constante de traficantes de animais, caçadores e pescadores, e a Operação Cantão tem o objetivo de reprimir os crimes ambientais no local.

https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/estado/trinta-tartarugas-e-48-ovos-de-tracaj%C3%A1-escondidos-em-sacos-s%C3%A3o-resgatados-no-cant%C3%A3o-veja-v%C3%ADdeo-1.1599294?usarChave=true
Recursos Hídricos:Pesca

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Cantão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.