As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

MMA - www.mma.gov.br
07/07/2008
UCs da Terra do Meio participam de oficina no Para

O Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa) promoveu de 1º a 4, em Belém (PA), oficina de proteção nas unidades de conservação federais (UCs) da Terra do Meio. O objetivo do encontro é capacitar os gestores da Resex Riozinho do Anfrísio, Resex do Iriri, Resex do Xingu, Esec Terra do Meio e Parna Serra do Pardo para elaboração dos planos de proteção de suas respectivas unidades que serão a base para a definição de ações concretas a serem apoiadas pelo Arpa no planejamento 2009.

O roteiro do plano de proteção que vem sendo utilizado nas oficinas funciona como um ciclo de diagnóstico, planejamento, implementação e avaliação. Na esfera do planejamento, são duas as estratégias de proteção, tendo por base ações preventivas. Uma no âmbito das relações comunitárias e institucionais, na unidade de conservação e em seu entorno, e outra baseada em ações repressivas, no âmbito da aplicação da lei, fortalecendo iniciativas de fiscalização e vigilância.