Vergonha diz Gisele Bündchen

FSP, Ciência, p. B9 - 25/08/2017
Vergonha diz Gisele Bündchen
A modelo Gisele Bündchen se manifestou em rede social sobre o assunto. "Estão leiloando nossa Amazônia!", disse.

DE SÃO PAULO

Para Gisele Bundchen o decreto do presidente Temer (PMDB) que extingue reserva na Amazônia para ampliar exploração mineral é uma "vergonha".
"Estão leiloando nossa Amazônia", disse a modelo na rede social Twitter nesta quinta (24).
"Não podemos destruir nossas áreas protegidas em prol de interesses privados", completou.
Nesta quarta (23), o presidente Michel Temer extinguiu uma área de reserva ambiental de 46.450 km tamanho equivalente ao do Espírito Santo, na divisa entre Pará e Amapá, conhecida como Renca (Reserva Nacional de Cobre e seus Associados). A região possui reservas minerais de ouro, ferro e cobre.
A Renca foi criada em 1984, durante o regime militar. Dentro da reserva estão localizadas partes de três unidades de conservação (UC) de proteção integral, de quatro unidades de conservação de uso sustentável (uma delas na qual a mineração era permitida a partir de um plano de manejo) e de duas terras indígenas.
ATIVISMO
Bundchen é conhecida por seu ativismo ambiental. Em junho, a modelo também recorreu ao microblog para pedir que Temer vetasse a diminuição da área preservação da Amazônia.
Os textos da artista, com versões em inglês e português, remetiam ao site da ONG WWF Brasil, que fez campanha pelo veto integral das medidas provisórias 756 e 758 que reduzem a proteção de 597 mil hectares de áreas na Amazônia.
Dias depois, o mandátario respondeu a modelo, também pelo Twitter.
"Vetei hoje integralmente todos os itens das MPs que diminuíam a área preservada da Amazônia", disse o mandatário em tuíte marcando o perfil da modelo e da ONG WWF no microblog.


FSP, 25/08/2017, Ciência, p. B9

http://f5.folha.uol.com.br/celebridades/2017/08/vergonha-diz-gisele-bundchen-sobre-decreto-de-temer-que-extingue-reserva-na-amazonia.shtml
Mineração:Política Mineral

Unidades de Conservação relacionadas