As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Amazonia.org.br - http://www.amazonia.org.br
17/11/2008
Video: "me tiraram tudo, mas nao me tiraram a esperanca", diz lider extrativista

Gravação feita pela organização WWF mostra relato de defensor da criação da Resex do Baixo Rio Branco teve sua casa incendiada

"Ter onde se agasalhar, ter onde morar, ter a sua casinha, sair para uma viagem e quando chegar não ter nada, com a casa queimada, sem poder fazer nada!", assim relata o presidente da Associação dos Agroextrativistas do Baixo Rio Branco-Jauaperi Francisco Caetano, que teve sua casa incendiada no dia 25 de agosto.

Apesar de sobrar apenas algumas madeiras queimadas, o líder extrativista afirma que não vai desistir de sua luta, porque lhe tiraram a casa, mas não a esperança.

No dia 5 de setembro, o Amazônia.org.br publicou uma matéria sobre o incidente. Nela, Marina Antogiovani da Fonseca, do Instituto Socioambiental (ISA) de Manaus, que acompanha o caso de criação das reservas extrativistas, relatou que a Resex Baixo Rio Branco-Jauaperi está pronta para ser criada, pois já passou por todos os procedimentos. Mas enquanto não sai do papel, a realidade continua complicada. "A situação lá está muito tensa, com muitas ameaças aos que defendem a criação da Resex", diz.

No dia do episódio, Caetano teria recebido uma ligação anônima em Manaus, anunciando que sua casa estava pegando fogo. Após o atentado, ele recebeu outra ligação, pela qual escutou som de tiros. Segundo testemunhas, a casa foi totalmente consumida pelo fogo. No momento do incêndio, ninguém se encontrava na casa.

Assista o vídeo no site: http://www.amazonia.org.br/noticias/noticia.cfm?id=292033