As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Instituto Natureza do Tocantins - http://naturatins.to.gov.br/
08/06/2015
Voluntarios podem atuar nas unidades de conservacao do Tocantins

Para quem gosta de ficar mais perto natureza, provavelmente reflete em como pode cooperar mais ativamente pela preservação dos recursos naturais. E essa colaboração pode ser realizada por meio do Programa Voluntário pela Natureza criado pelo Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins.

O Programa recebe inscrições de pessoas que querem trabalhar voluntariamente nas ações realizadas nas principais unidades de conservação do Tocantins. O interessado deve primeiramente conhecer a Portaria do Naturatins no 093, de 23 de abril de 2015 e realizar o cadastro no site do Instituto: http://www.naturatins.to.gov.br.

Após o preenchimento do Cadastro Voluntário uma entrevista será realizada pelos técnicos do setor de Biodiversidade. Podem participar qualquer cidadão com idade superior a 14 anos, será necessária a autorização dos pais para os menores de idade.

As principais ações desenvolvidas pelo voluntário serão: prestar informações aos visitantes; desenvolver atividades de educação socioambiental; apoiar manutenção e recuperação de trilhas e sinalizações; apoiar trabalhos administrativos; apoiar a equipe de brigadistas; participar de ações de recuperação de áreas degradadas; e auxiliar na implementação de projetos de manejo das unidades de conservação.

Os voluntários podem atuar nas seguintes unidades de conservação de Proteção Integral: Parque Estadual do Jalapão, Parque Estadual do Cantão, Parque Estadual do Lajeado e Monumento Natural das Árvores Fossilizadas.

Programa

O Voluntário pela Natureza tem como objetivo: promover, incentivar e valorizar o trabalho voluntário nas Unidades de Conservação, contribuindo com a gestão destas; articular a oferta e a demanda de trabalho voluntário nas unidades de conservação; promover intercâmbio de experiências e ações entre os grupos de voluntários e profissionais do Naturatins; potencializar a formação técnico-científica dos cidadãos interessados em atura nas questões socioambiental.

http://naturatins.to.gov.br/noticia/2015/6/8/voluntarios-podem-atuar-nas...