Programa de pesquisa em biodiversidade (PPBIO)

O Programa de Pesquisa em Biodiversidade é um programa gerado no âmbito da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento, do Ministério de Ciência e Tecnologia, a partir de demandas concretas vindas da sociedade brasileira, tendo sido desenvolvido em consonância com os princípios da Convenção sobre Diversidade Biológica, com as diretrizes da Política Nacional de Biodiversidade e com as prioridades apontadas pela Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia de 2002.

Criado em 20041, visa desenhar uma estratégia de investimento em ciência, tecnologia e inovação que aponte prioridades, integre competências em diversos campos do conhecimento, gere, integre e dissemine informações sobre biodiversidade que possam ser utilizadas para diferentes finalidades. O PPBio tem abrangência nacional e iniciou sua implementação nas regiões da Amazônia e do Semi-Árido, tendo o compromisso de ser implementado em todas regiões e biomas brasileiros.

Um dos objetivos do PPBio é integração com outros programas de pesquisa. Os sítios de coleta padronizada coincidem com alguns dos sítios de estudo do LBA e PDBFF.

Fontes: Programa de Pesquisa em Biodiversidade. Acesso ao site em novembro de 2014.

Referências

  1. Portaria MCT nº 268, de 18/06/2004