FLONA de Paraopeba

Informações gerais

Paraopeba
Floresta Nacional
Federal
Uso Sustentável
200 (Portaria - 248 - 18/07/2001)
2001
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Consultivo
2004

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Município População (IBGE 2007) População rural (IBGE 2001) População urbana (IBGE 2001) Estado Área do município (ha) Área da UC no município (ha) Porcentagem da UC no município (%)
Paraopeba 22204 3100 17283 MG 62.505 0 %

Pressões e ameaças

O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.

Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.


Características

Características

A Floresta Nacional de Paraopeba está localizada em Minas Gerais, município de Paraopeba.
Originalmente a área era tida como um horto florestal e em 2001 assumiu a categoria de Floresta Nacional.
A Flona conta com cerca de 200 hectares voltados para o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.
(Fonte: MMA. Disponível em http://sistemas.mma.gov.br/cnuc/index.php?ido=relatorioparametrizado.exi.... Acesso em 13\05\2013)

Observações

Fonte: IBAMA Obs:


Aspectos Físicos

Sobreposições com outras Unidades de Conservação ou Terras Indígenas

Não pertinente.


Contatos

RUA BARÃO ANTÔNIO CÂNDIDO, 357
CEP: 35.774-000 - PARAOPEBA - MG
TEL/FAX: (31) 3714-1266
CONTATO: ROSÂNGELA RIBEIRO SILVA
E-MAIL: rosangela-ribeiro.silva@ibama.gov.br


Notícias

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos.

Histórico Jurídico

Tipo de documento Número Ação do documento Data do documento Data de publicaçãoícone de ordenação Observação Documento na íntegra
Portaria 9 Conselho 09/11/2015 13/11/2015 Modifica a composição do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Paraopeba, no estado de Minas Gerais (Processo no 02070.002011/2011- 97) Download PDF
Portaria 18 Conselho 03/04/2008 04/04/2008 O PRESIDENTE SUBSTITUTO DO INSTITUTO CHICO MENDES altera a composição do Conselho Consultivo da Floresta Nacional de Paraopeba - MG, criado pela Portaria IBAMA nº87, de 30 de novembro de 2004, com vistas a sua renovação, conforme previsto no Art. 17, § 5º do Decreto nº 4.340/02.O Conselho Consultivo da Flona tem por finalidade contribuir com as ações voltadas à efetiva implantação e implementação do Plano de Manejo da Unidade, e será composto pelas seguintes entidades:I - Instituto Chico Mendes, sendo um representante, titular e outro, suplente;II - Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental de Caetanóplis/MG, como titular e Prefeitura Municipal de Caetanóplis/MG, como suplente;III - Prefeitura Municipal de Paraopeba/MG, como titular e Câmara Municipal de Paraopeba/MG, como suplente;IV - Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA/MG, como um titular e Empresa Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais, como suplente;V - Defensoria Pública de Minas Gerais, como titular e Universidade Federal de Viçosa - UFV, como suplente;VI - Cooperativa Produtores Extratores e Beneficiadores de Ardósia Vale do Paraopeba Ltda. - COOPARDÓSIA, como titular e Sindicato Rural de Paraopeba e Caetanópolis/MG, como suplente;VII - Franco Matos Tintéxtil S/A, como titular e Associação Comunitária do Bairro Champs Elysées, como suplente;VIII - Companhia de Fiação e Tecidos Cedro e Cachoeira, como titular e Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC, como suplente;IX - Cooperativa de Crédito Rural de Paraopeba Ltda.- SISCOOB - CREDIPARAOPEBA, como titular e Associação de Apicultores de Paraopeba e Região - AAPPAR, como suplente;X - Rotary Club Paraopeba e Caetanópolis, como titular, e Associação de Artesões de Paraopeba e Região, como suplente.
Portaria 87 Conselho 30/11/2004 01/12/2004 Cria o conselho consultivo da Flona, com a finalidade de contribuir com as ações voltadas ao planejamento e desenvolvimento desta Unidade de Conservação, principalmente no que concerne à implantação e implementação do seu Plano de Manejo e ao cumprimento dos seus objeetivos de criação.O Conselho tem prazo de 90 dias a partir da publicação no DOU para elaborar seu Regimento Interno.
Decreto 1.175 Criação 10/08/1950 Cria, no município de Paraopeba, Estado de Minas Gerais, um horto florestal.
Portaria 248 Alteração de categoria 18/07/2001 O Horto Florestal de Paraopeba, criado pela Lei nº 1.170, de 7 de agosto de 1950, terá a destinação de Floresta Nacional, passando a denominar-se Floresta Nacional de Paraopeba, com área de duzentos hectares, localizada no Município de Paraopeba, Estado de Minas Gerais, com o objetivo de promover o manejo adequado dos recursos naturais, garantir a proteção dos recursos hídricos, das belezas cênicas e dos sítios históricos e arqueológicos, fomentar o desenvolvimento da pesquisa científica básica e aplicada, da educação ambiental e das atividades de recreação, lazer e turismo.


comments powered by Disqus