12.000 ovos de quelônios apreendidos na Operação Jaú-Anavilhanas

ICMBio - www.icmbio.gov.br - 21/09/2009
Duzentos e vinte e nove quelônios, 12 mil ovos e cerca de 10 kg de carne de anta. Esse foi o saldo da operação Jaú-Amazonas, promovida pelo Instituto Chico Mendes, em parceria com o Batalhão da Polícia Ambiental (Bpamb) no Parque Nacional (Parna) do Jaú e Parna de Anavilhanas, ambos no Amazonas. A carga foi apreendida em um dos chamados "furos" que ligam o rio Jaú, localizado no parque, e o rio Negro. A apreensão - a maior apreensão realizada na unidade - aconteceu na última quinta-feira (10).

Os infratores, ao perceberem a chegada da equipe de fiscalização por via fluvial, fugiram pela mata abandonando canoas com os animais e demais petrechos usados no crime ambiental. Os animais foram soltos dentro da unidade, como os ovos estavam sem condições de eclosão, foram inutilizados e a carne jogada no próprio rio Jaú. Os canais fluviais são usados por traficantes da região para burlar a fiscalização da Unidade de Conservação.

A operação Jaú-Anavilhanas apreendeu e devolveu aos rios amazônicos até o momento 265 quelônios, em sua maioria tracajás e tartarugas e lavrou R$ 40 mil em multas. Promovida nos dois parques durante o mês de setembro, ela visa coibir diversos ilícitos, em especial o tráfico de quelônios no início do período de seca na Amazônia, época de desova nas cidades próximas, como Novo Airão, Manacapuru e Manaus; bem como coibir a pesca ilegal do pirarucu, peixe muito apreciado na região, e que só deve ser comprado com origem de manejo regularizado junto ao Ibama.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Jaú
  • UC Anavilhanas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.