29 mamíferos em Parque Nacional

EPTV - http://eptv.globo.com - 04/04/2011
Vinte e nove espécies de mamíferos silvestres de médio e grande porte (ou 43% das espécies dessa categoria listadas para todo o bioma Mata Atlântica) foi o número a que chegou um levantamento coordenado pelo biólogo Peter Crawshaw Jr., do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e que serviu de base para monografia do estudante Bernardo de Faria Leopoldo, do curso de bacharelado em Zoologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A região em foco foi o Parque Nacional da Serra da Bocaina, entre os Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, incluindo o Parque Estadual da Serra do Mar (núcleos Cunha, Santa Virgínia e Picinguaba) e a Reserva Ecológica da Juatinga. Os resultados são fundamentais para aprimorar a gestão do parque e orientar futuros trabalhos de pesquisa.

Os dados foram obtidos basicamente com armadilhas fotográficas (câmeras instaladas em troncos de árvores com sensores que disparam o dispositivo quando um animal passa à sua frente), observação de pegadas e visualização direta dos animais.

Entre as espécies encontradas, 13 fazem parte de listas oficiais de espécies da fauna ameaçada de extinção: muriqui, sagui-da-serra-escuro, bugio, gato-do-mato-pequeno, gato-maracajá, jaguatirica, onça-parda, onça-pintada, anta, veado-mateiro, queixada, cateto e paca.

Os registros de onça-pintada e anta, porém, foram feitos exclusivamente no Parque Estadual da Serra do Mar.

Os pesquisadores acreditam que a ausência desses dois grandes mamíferos na Serra da Bocaina seja resultado da maior pressão da caça ilegal, além da perda, degradação e fragmentação de habitats no interior da unidade.

Apesar dessas importantes ausências, o Parque Nacional da Serra da Bocaina apresentou uma riqueza elevada de mamíferos silvestres de médio e grande porte, quando comparada com outras áreas na Mata Atlântica.

Também chamou a atenção dos pesquisadores a presença do sagüi-de-tufos-brancos, também conhecido como sagüi-do-nordeste, que não é da região e atua como espécie invasora, competindo com as nativas.



http://eptv.globo.com/emissoras/NOT,0,0,342918,29+mamiferos+em+Parque+Nacional.aspx
Biodiversidade:Fauna

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Bocaina
  • UC Serra do Mar (PES)
  • UC Juatinga
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.